quarta-feira, 5 de agosto de 2026 - 3:12

  • Home
  • Brasília
  • Deputados aprovam limite de gasto de campanha proporcional a cada estado

Deputados aprovam limite de gasto de campanha proporcional a cada estado

O Plenário aprovou o destaque do PT ao projeto de lei da minirreforma eleitoral (PL 5735/13) e substituiu o limite de 65% dos gastos para campanha a deputado federal, aplicado sobre o maior gasto nacional para o cargo na eleição anterior, pelo limite de 70% do maior gasto contratado para a disputa do cargo em cada estado na eleição anterior.

Com o fim da análise dos destaques, a matéria será enviada à sanção presidencial. Em seguida, a sessão foi encerrada.

Os deputados já aprovaram o parecer do relator da matéria, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao substitutivo do Senado e analisam agora os destaques apresentados ao texto.

Entre os pontos com parecer contrário destacam-se a proibição de pagamento por cabos eleitorais, a proibição de doações de empresas a partidos políticos, a nova regra de fidelidade partidária, e a proibição de contratação de empresas de pesquisa se elas tiverem trabalhado para candidatos anteriormente.

Maia sugeriu a aprovação de mudanças como o aumento do tempo de propaganda para candidatas e o direito de resposta em relação a conteúdo divulgado na internet, que poderá ser apresentado a qualquer tempo ou em até 72 horas após sua retirada.

VEJA MAIS

Câmara do Rio aprova benefícios fiscais para evitar saída de empresas do Mercado São Sebastião

Divulgação Gov/RJ A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (4/8), o projeto de lei…

Paralisação de trens causa congestionamento nas ruas de SP

A paralisação das linhas 11, 12 e 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)…

Samba de Xande de Pilares é classificado para próxima fase da disputa de samba-enredo da Mangueira

Foto: Divulgação A parceria liderada por Xande de Pilares foi classificada para a próxima fase…

Ir para o conteúdo