Cantagalo recebe dois novos veículos para a área de saúde

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Carros foram entregues pelo Governo do Estado: um doado pela Loterj; o outro, pela Secretaria Estadual de Saúde, com recursos do Ministério da Saúde

Cantagalo – A Secretaria de Saúde de Cantagalo recebeu semana passada dois novos veículos para reforçar as ações relativas a transporte de pacientes e combate à dengue, febre chikungunya e zica vírus. Um dos carros foi doado pela Loteria do Estado do Rio de Janeiro (Loterj) e o outro pela Secretaria Estadual de Saúde, que utilizou recursos disponibilizados pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o prefeito Saulo Gouvea, que participou da cerimônia de entrega, realizada em 22 de dezembro, no quartel do Corpo de Bombeiros, em Guadalupe, no Rio de Janeiro, os veículos, sem dúvida, vão reforçar os programas já desenvolvidos pelo município no que diz respeito a ações de saúde. “Tanto para transporte de pacientes que precisam realizar tratamento fora do município quanto no apoio às equipes de campo, transporte de amostras, investigação de casos e focos do mosquito aedes aegypti, entre outras investidas. Agora, que estamos intensificando esse trabalho, esses carros são muito bem-vindos”, destacou.

– Os municípios precisam de carro para as ações, precisam se ambulância para transportar seus pacientes. E essa é uma verba específica para a Vigilância Sanitária, que é destinada para isso – ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão, que recebeu prefeitos e representantes de 91 dos 92 municípios (exceto a capital).

Os veículos foram distribuídos da seguinte forma: municípios com população superior a 160 mil habitantes receberam três carros; municípios com população entre 23 mil e 160 mil habitantes receberam dois carros (caso de Cantagalo); municípios com população inferior a 23 mil habitantes receberam um carro. No total, foram 276 novos veículos entregues aos municípios fluminenses.

Enquanto aguarda a regulamentação dos documentos, os carros estão expostos em frente ao prédio da Prefeitura (Praça Miguel de Carvalho, 65 – Centro). Segundo a secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin, após a entrega dos carros, cabe aos municípios a transferência da documentação e todas as demais despesas geradas com seu uso, assim como o acompanhamento das atividades.

Redação/Fotos: Gilmar Marques