
A continuidade do processo para as obras do Bairro Maravilha na região da Francisco Brusque, em Pedra de Guaratiba, foi autorizada pelo prefeito Eduardo Paes e pelo vice-prefeito Eduardo Cavaliere. A Prefeitura afirma que o projeto está mais perto de sair do papel.
Nesta quarta-feira (25/02), uma comissão de moradores se reuniu com representantes do Poder Executivo e com o presidente da Câmara Municipal do Rio, Carlo Caiado (PSD). No encontro, moradores receberam a garantia de que as obras de infraestrutura e urbanização previstas para a área vão acontecer ainda este ano.
Segundo os participantes, o processo administrativo para a licitação já foi aberto. O número informado é 000620.000107/2026-06, e a Prefeitura deve marcar a concorrência para contratação das empresas responsáveis.
“A gente sabe das necessidades da população daqui e sabe que precisa tirar essas obras do papel o quanto antes. Quem não tem saneamento e quem sofre com alagamentos tem pressa. Isso é questão de saúde, de qualidade de vida, e não dá mais para esperar”, afirmou Carlo Caiado. “Estamos trabalhando junto com a prefeitura para adiantar a parte burocrática e o prefeito poder anunciar as obras o mais rápido possível”, completou.
Além de Caiado, a reunião teve participação do subprefeito da Grande Santa Cruz, Edinelson Lima, e de representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
No Brusque e em outras localidades de Guaratiba, o Bairro Maravilha prevê intervenções como melhorias no esgotamento sanitário, rede de drenagem e calçamento de ruas. Parte das obras, segundo relatos de moradores, chegou a ser feita na primeira fase do programa, mas a área ainda tem demanda acumulada, principalmente em saneamento e alagamentos.
O encontro desta quarta foi o segundo com moradores. A primeira reunião aconteceu no fim de outubro. No novo encontro, os gestores explicaram que a intenção era aproveitar uma licitação antiga, de 2013, para contratar as empresas, mas a solução não foi possível.
Na localidade vizinha de Vilamar, houve acordo e o barracão de obras já foi instalado para início das intervenções.