terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 8:36

  • Home
  • Estado
  • Clima polar: Rio tem dia mais frio do ano

Clima polar: Rio tem dia mais frio do ano

Mínima foi de 17 ºC. Em Copacabana ventos atingiram 83 km/h

LUCAS GAYOSO
Rio – Pedras portuguesas soltas, folhas de árvores caídas e pedestres tentando se proteger da água invadindo o calçadão. Este era o cenário da praia do Arpoador na primeira manhã de frente fria após meses de sol e temperaturas extremas na cidade. Na Praia de Piratininga, Região Oceânica de Niterói, a ressaca chegou com ainda mais força, destruindo parte do calçadão. Segundo o Centro de Hidrografia da Marinha, o mar ainda pode subir hoje, com ondas de 2,5m a 3,5m.Durante o dia de ontem, a temperatura não passou dos 25 graus e a mínima ficou em 17,2º, no Alto da Boa Vista. Os ventos chegaram a 83 quilômetros por hora (km/h) no Forte de Copacabana. A previsão é que hoje os termômetros se mantenham dentro da mesma faixa, mas a frente fria tende a se afastar no fim de semana. ” Agente já está na metade do outono, logo o inverno chega, então é comum essa redução gradual da temperatura, com ares mais frios e ventos úmido”, disse a meteorologista do Centro de Operações Rio (COR) Juliana Hermsdorff.

Depois de tantos dias ensolarados, cariocas e turistas estranharam o clima. Encolhendo o braços dentro da blusa para se aquecer, a dentista Márcia Vieira, de 28 anos, tentava tirar uma foto do mar e acabou se molhando com o avanço de uma onda. “A gente se acostumou ao calor, então está parecendo ainda muito mais frio. Está parecendo São Paulo”, disse.

Também teve quem comemorasse a chegada do vento sudoeste, responsável por trazer grandes ondulações à cidade. “Aqui no Arpoador ainda está muito mexido (revolto), mas na praia do Diabo o vento está entrando perfeito e proporcionando boas ondas. É um presente depois de meses sem condições para o surf”, disse o procurador do município Jorge Ottoni, de 26 anos.

O gari Erivaldo Santos, de 42 anos, se esforçava para recolher a grande quantidade de lixo que o vinha do mar. “Esse lixo todo vem da Rocinha quando a maré enche desse jeito. É uma pena, porque acho o espetáculo da força da natureza muito bonito”, contou.

Depois que parte do piso da orla cedeu em Piratinga, a Defesa Civil interditou o local. Um quiosque localizado no calçadão corria o risco de desabar. Em um grupo de Niterói no Facebook, moradores publicaram imagens do estrago provocado pela força do mar e lamentaram o ocorrido. “Raridade ressaca com essa força”, avaliou Wellington Rocha. “Tomando de volta o que é dela”, pontou Priscila Sampaio

Para não correr risco durante ressacas, o Corpo de Bombeiros orienta a evitar o banho e prática de esportes do mar, não permanecer em mirante da orla ou locais próximo ao oceano e evitar trafegar na orla se as ondas estiverem atingindo a ciclovia.

VEJA MAIS

Veja vídeos da Operação Torniquete no Complexo da Penha no RJ

Uma megaoperação policial deixou cinco feridos após intensos tiroteios no Complexo da Penha, na zona…

Randolfe admite “incômodo“ do Congresso com decisão de Dino sobre emendas parlamentares

O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que houve incômodo entre…

Matéria escura pode ter se originado em um “Big Bang Escuro“, dizem cientistas

Entender a matéria escura segue sendo um dos grandes desafios da astronomia há décadas. A…

Pular para o conteúdo