quarta-feira, 19 de março de 2025 - 3:41

  • Home
  • Notícias
  • Comissão de Trabalho da Alerj defende não privatizar empresas públicas

Comissão de Trabalho da Alerj defende não privatizar empresas públicas

Deputados contrários às privatizações de empresas públicas se reuniram nesta sexta-feira (13/12) para debaterem os impactos sociais e econômicos causados com a venda das estatais. O tema foi discutido durante audiência promovida pela Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Presidente da Comissão, a deputada Mônica Francisco (PSol) mencionou o projeto de privatização da Cedae, apontando para os problemas graves de saneamento no estado.

Segundo ela, a divisão social da distribuição de água no estado é grave. “Nós não temos saneamento no estado. A comunidade da Rocinha, por exemplo, ainda não teve seu saneamento universalizado, impactando os bairros da Gávea e São Conrado, na Zona Sul, que também não têm um sistema sanitário adequado e isso se repete por diversas cidades. Ou seja, estamos falando de um momento no qual deveríamos é estar investindo nas empresas públicas”, alertou a parlamentar.

O monopólio de grupos econômicos na estatização de empresas púbicas preocupa o professor e pesquisador da Unirio, João Roberto Lopes. Segundo ele, em quase metade dos mais de 270 municípios em que o saneamento está privatizado, as empresas responsáveis pelo serviço encontram-se sob a gestão da BRK Ambiental, que é controlada pela Brookfield, um dos maiores fundos de investimentos do mundo. “Estão querendo vender o Brasil, não só para empresas privadas, mas para gigantes que querem tirar o sangue, o suor da classe trabalhadora Brasileira”, afirmou o professor.

A Brookfield Asset Management é um fundo de investimentos canadense, que no Brasil tem, aproximadamente, R$ 40 bilhões em ativos sob gestão.

De acordo com o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), o debate sobre privatizações precisa ser aprofundado. O parlamentar ressaltou a participação da Alerj na discussão e cobrou engajamento popular. “Temos maioria social, sete em cada 10 brasileiros são contra as privatizações, mas precisamos nos mobilizar”, disse o parlamentar. Foto: Rafael Wallace | Texto: Tiago Atzevedo

VEJA MAIS

Governo perdeu timing da reforma ministerial, diz Marcos Pereira à CNN

O deputado federal e presidente do Republicanos, Marcos Pereira, avaliou que o governo federal perdeu…

O mundo não comporta mais guerras, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse nesta terça-feira (18) que o mundo…

Câmara aprova projeto que libera até R$ 4,6 bilhões de emendas canceladas

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (18), por 347 votos a 114, o projeto…

Pular para o conteúdo