quarta-feira, 15 de abril de 2026 - 2:54

  • Home
  • Notícias
  • Comissão de Trabalho da Alerj defende não privatizar empresas públicas

Comissão de Trabalho da Alerj defende não privatizar empresas públicas

Deputados contrários às privatizações de empresas públicas se reuniram nesta sexta-feira (13/12) para debaterem os impactos sociais e econômicos causados com a venda das estatais. O tema foi discutido durante audiência promovida pela Comissão do Trabalho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). Presidente da Comissão, a deputada Mônica Francisco (PSol) mencionou o projeto de privatização da Cedae, apontando para os problemas graves de saneamento no estado.

Segundo ela, a divisão social da distribuição de água no estado é grave. “Nós não temos saneamento no estado. A comunidade da Rocinha, por exemplo, ainda não teve seu saneamento universalizado, impactando os bairros da Gávea e São Conrado, na Zona Sul, que também não têm um sistema sanitário adequado e isso se repete por diversas cidades. Ou seja, estamos falando de um momento no qual deveríamos é estar investindo nas empresas públicas”, alertou a parlamentar.

O monopólio de grupos econômicos na estatização de empresas púbicas preocupa o professor e pesquisador da Unirio, João Roberto Lopes. Segundo ele, em quase metade dos mais de 270 municípios em que o saneamento está privatizado, as empresas responsáveis pelo serviço encontram-se sob a gestão da BRK Ambiental, que é controlada pela Brookfield, um dos maiores fundos de investimentos do mundo. “Estão querendo vender o Brasil, não só para empresas privadas, mas para gigantes que querem tirar o sangue, o suor da classe trabalhadora Brasileira”, afirmou o professor.

A Brookfield Asset Management é um fundo de investimentos canadense, que no Brasil tem, aproximadamente, R$ 40 bilhões em ativos sob gestão.

De acordo com o deputado federal Glauber Braga (PSol-RJ), o debate sobre privatizações precisa ser aprofundado. O parlamentar ressaltou a participação da Alerj na discussão e cobrou engajamento popular. “Temos maioria social, sete em cada 10 brasileiros são contra as privatizações, mas precisamos nos mobilizar”, disse o parlamentar. Foto: Rafael Wallace | Texto: Tiago Atzevedo

VEJA MAIS

Lula defende previdência social para profissionais de aplicativos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta terça-feira (14), que profissionais que trabalham…

Precisa de alguém para demonizar a Alerj? – Bastidores do Rio

Foto: Daniel Martins/Diário do Rio Precisa?Deputados do PL dizem que Eduardo Paes tenta demonizar a…

EBC começa implantação da TV 3.0 com nova estação de testes

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) lançou nesta terça-feira (14), na Torre de TV, em…

Ir para o conteúdo