quarta-feira, 4 de setembro de 2024 - 12:38

  • Home
  • Brasil
  • É difícil que Maduro saia do poder, diz especialista

É difícil que Maduro saia do poder, diz especialista

À CNN, o professor de Relações Internacionais Eduardo Viola afirmou que a permanência do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no poder é uma realidade difícil de ser alterada.

Viola analisou os fatores que contribuem para a estabilidade do regime de Maduro: “A ditadura venezuelana tem um apoio muito consolidado nas Forças Armadas e nos coletivos chavistas, além do forte apoio militar de inteligência e de forças de segurança de Cuba e Rússia”.

Ele também destacou que o regime de Maduro recebe apoio econômico da China e do Irã.

Apoio popular e repressão

O especialista ressaltou que, apesar da contestação da oposição, Maduro ainda conta com um suporte considerável da população.

Essa base de apoio, combinada com o respaldo internacional de países como Cuba, Rússia, China e Irã, permite que o governo venezuelano intensifique gradualmente o nível de repressão contra opositores.

O recente mandado de prisão contra o opositor Edmundo González é um exemplo claro dessa escalada repressiva, de acordo com o especialista.

Cenário regional e perspectivas

Apesar de a Venezuela estar inserida em um continente onde predomina a democracia, Viola afirma que “é difícil prever uma saída de Maduro do poder”.

A combinação de fatores internos e externos cria um cenário complexo, onde a oposição enfrenta desafios significativos para promover uma mudança política efetiva.

A análise do professor Viola lança luz sobre a intrincada situação venezuelana, destacando como a interação entre apoio militar, suporte popular e alianças internacionais contribui para a manutenção do status quo político no país, mesmo diante de pressões internas e externas por mudanças.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Projeto Corredor Verde tem início em Irajá, na Zona Norte

Primeiras mudas de árvore do Corredor Verde de Irajá foram plantadas neste sábado (8/6) –…

Paralimpíada: Brasil é prata no atletismo e se aproxima da 50ª medalha

A manhã de quarta-feira (4) começou com medalha no atletismo para o Brasil nos Jogos…

X pode voltar? Entenda a ação que pede ao STF o desbloqueio da plataforma

O partido Novo tenta reverter a suspensão do X (antigo Twitter) com uma ação no…

Pular para o conteúdo