Educação abre sorteio para ingresso em escolas de referência

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria
  • Post comments:0 Comentários

Interessados na seleção poderão se inscrever entre 14 e 30 de outubro

A Secretaria de Educação, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), realizará, este ano, o primeiro sorteio público para ingresso em escolas de Ensino Médio de Referência: Chico Anysio (Andaraí), Brigadeiro Castrioto (Niterói) e Almirante Rodrigues Silva (Valença).

O acesso à rede estadual por sorteio acontecerá em caráter experimental, apenas nessas três escolas, com o objetivo de avaliar um novo modelo de ingresso, além do Matrícula Fácil.

A oferta inicial é de 272 vagas para a 1ª série do Ensino Médio, além da formação de cadastro de reserva. Dessas, 10% serão destinadas aos candidatos com deficiência (independente da rede de ensino de origem), 5% aos alunos da rede privada e 85% da rede pública. As inscrições para o sorteio ocorrerão no período de 14 a 30 de outubro, no sitewww.escolasdereferenciaseeduc.uerj.br.
No Ensino Médio de Referência, além de estudar em tempo integral, o aluno terá acesso a um currículo com nova proposta pedagógica, que prevê o desenvolvimento cognitivo (aprendizagem das componentes curriculares tradicionais), associado ao socioemocional (responsabilidade, colaboração, entre outros).

Para concorrer, será necessário ter nascido entre 31/01/1998 e 31/01/2004 (incluindo as duas datas), além de ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental ou a Fase IX da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A documentação comprobatória deverá ser apresentada no ato da matrícula, por meio do Histórico Escolar ou da Declaração de Conclusão da unidade escolar onde cursou.

Os candidatos da rede particular de ensino, que tiverem cursado pelo menos o 9º ano do Ensino Fundamental com o benefício de bolsa de ensino integral, ou seja, correspondente a 100% do valor total da mensalidade, poderão optar por concorrer às vagas reservadas aos alunos da rede pública. Nesse caso, no ato da matrícula, será necessário comprovar a exigência, conforme previsto em edital.

A partir do dia 4 de novembro, os participantes poderão acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, que conterá informações sobre o Sorteio Público, previsto para ocorrer nos dias 10 de novembro (Almirante Rodrigues), 11 de novembro (Brigadeiro Castrioto) e 12 de novembro (Chico Anysio). O resultado final deverá ser divulgado no dia 13 de novembro.

Deixe uma resposta