quinta-feira, 16 de abril de 2026 - 1:09

  • Home
  • Alerj
  • Em evento no Rio, Alckmin diz que ‘ótima química’ entre Lula e Trump ajudará Brasil a resolver questão do ‘tarifaço’ com EUA

Em evento no Rio, Alckmin diz que ‘ótima química’ entre Lula e Trump ajudará Brasil a resolver questão do ‘tarifaço’ com EUA

Geraldo Alckmin durante evento na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, em 24 de setembro de 2025 – Foto: André Coelho/GloboNews

Durante participação em evento na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na região central do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (24/09), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou que a ”ótima química” citada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o chefe do Poder Executivo do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ajudará o país na questão do ”tarifaço” imposto recentemente pelos norte-americanos.

Após discursar na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), na última terça (23/09), em Nova Iorque, nos EUA, Lula recebeu elogios de Trump, revelando ter abraçado o presidente brasileiro e citando que ele ”parece ser um cara muito legal”.

”Ontem [terça], houve uma boa química entre os presidentes, o que vai nos ajudar a encontrar a melhor solução para resolver um ‘tarifaço’ que não se justifica”, disse Alckmin, nesta quarta, para depois completar.

”Dos 10 produtos que mais compramos dos Estados Unidos, em oito a tarifa é zero, e a tarifa média de entrada no Brasil é de 2,7%. Vamos trabalhar para buscar uma ótima solução para solucionarmos este problema”, acrescentou o vice-presidente, afirmando ainda que há espaço para o diálogo não somente em relação a questões tarifárias, mas também sobre oportunidades para investimentos.

De acordo com fontes do Governo Federal, Lula e Trump se reunirão na próxima semana. A conversa, porém, deve ser por telefone, e não presencialmente. Vale ressaltar que, enquanto Luiz Inácio está fora do Brasil, Geraldo Alckmin comanda o país interinamente.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

OCDE: geração atual vive mais, mas com múltiplas doenças crônicas

Doenças não transmissíveis (DNTs) estão remodelando sociedades. Doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças pulmonares crônicas…

Alexandre Ramagem deixa centro de detenção do ICE nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro e Alexandre Ramagem – Foto: Fabio Gonçalves O ex-deputado federal cassado Alexandre Ramagem…

Rio Fashion Week impulsiona hotelaria e leva ocupação a 73,35%

O Pier Mauá é palco do Rio Fashion Week – Marcos de Paula/Prefeitura do Rio…

Ir para o conteúdo