Você está visualizando atualmente ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA OPERAÇÃO ‘ENERGIA LEGAL’ EM TERESÓPOLIS

ENEL DISTRIBUIÇÃO RIO REALIZA OPERAÇÃO ‘ENERGIA LEGAL’ EM TERESÓPOLIS

Projeto tem o objetivo de combater o furto de energia e levar serviços para mais próximo dos clientes, com atendimento móvel, troca de lâmpadas e orientações para consumo consciente de energia e segurança com a rede elétrica;

Furtar energia é crime, prejudica o fornecimento de energia e pode causar acidentes graves. Além disso, impacta diretamente o valor da tarifa de energia paga por todos os clientes da distribuidora;

Nesta edição, a Enel Rio irá sortear 30 geladeiras para os clientes que participarem do evento.

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 2022 – A Enel Distribuição Rio realiza, de amanhã (9) até sexta (12), a operação Energia Legal em Teresópolis. O projeto tem o objetivo de combater as fraudes e os furtos de energia e conscientizar a população dos riscos e prejuízos desta prática. Para isso, a companhia reúne uma força-tarefa com equipes de inspeção, em parceria com a Polícia Civil, para fiscalizar e retirar as ligações clandestinas. Adicionalmente, a distribuidora leva uma série de serviços para os seus clientes, como a troca de geladeiras para os clientes do município, uma unidade móvel de atendimento, a realização de troca gratuita de lâmpadas, além de orientações de segurança com a rede elétrica e dicas de consumo consciente de energia.

Até hoje, nas 27 edições do projeto Energia Legal realizadas pela Enel Rio, a companhia identificou furto de energia em 12.095 clientes, sendo 11.178 residências e 917 comércios nas 20 cidades por onde passou desde o fim de 2019.

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, as ligações irregulares contribuem para a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores da concessionária com maior número de interrupções e, por vezes, dificultando o retorno da energia elétrica, além de colocar em risco toda a população. Estima-se que se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os consumidores da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.

Clientes que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, além de cometer um crime, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Os clientes que quiserem denunciar o furto de energia podem fazê-lo pela internet: https://www.enel.com.br/, pelo aplicativo Enel Rio ou pelo 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.

Troca de geladeiras

Por meio do projeto Enel Compartilha Eficiência, a companhia realizará a iniciativa de Trocas de Geladeiras durante o Energia Legal. Os clientes do município poderão se cadastrar no estande do projeto montado na Rua Doutor Oliveira 1208, Barra do Imbuí, até quinta-feira (11) para concorrer a 30 geladeiras eficientes, selo Procel de economia de energia. O sorteio será realizado na quinta, a partir das 18h, no mesmo local.

Para participar do sorteio, os clientes devem ser consumidores residenciais ou rurais, titular da conta de energia, estar adimplente com a Enel e ter uma geladeira funcionando para que possa ser efetuada a troca pelo modelo mais eficiente. Os beneficiados nesta ação já terão as geladeiras trocadas na sexta-feira (12), a partir das 9h, no mesmo local onde serão feitos os cadastros.

Atendimentos e consumo consciente de energia

Durante a operação, os moradores de Teresópolis também terão acesso a diversas ações da Enel Rio por meio de uma unidade móvel de atendimento que ficará localizada nos seguintes pontos: Praça Tiro de Guerra, Estrada Rio-Bahia e Rua Dr. Oliveira. Nessa unidade, os clientes poderão solicitar vários serviços, como segunda via de conta e troca de titularidade, bem como parcelamentos de dívidas.

Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também disponibilizará dicas de segurança e de consumo consciente de energia. Além disso, a distribuidora oferecerá informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que oferece descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. O cliente também poderá efetuar o cadastro e realizar a troca de lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes por até duas lâmpadas de LED.

Colorindo com Energia

Complementando o Energia Legal, a Enel realizará o projeto Colorindo com Energia, que prevê a pintura do muro do Centro Educacional Roger Malhardes, em São Pedro. O local receberá artes que estão diretamente ligadas ao combate ao furto de energia e à segurança com a rede de energia.

Serviço

Troca de geladeiras

Cadastramento para a troca de geladeiras

Data: 8 a 11/08

Horário: 9h às 17h (dias 8, 9 e 10) e 9h às 12h (dia 11)

Local: Rua Doutor Oliveira 1208, Barra do Imbuí (próximo ao supermercado Multi Market)

Sorteio das geladeiras

Data: 11/08

Horário: a partir das 18h

Local: Rua Doutor Oliveira 1208, Barra do Imbuí (próximo ao supermercado Multi Market)

Entrega das geladeiras

Data: 12/08

Horário: a partir das 9h

Local: Rua Doutor Oliveira 1208, Barra do Imbuí (próximo ao supermercado Multi Market)

Unidade móvel

Dia 9 e 10/08

Local: Praça Tiro de Guerra

Horário: 8h30 às 17h

Endereço: Rua Dom Pedro Strucchi 53, São Pedro.

Dia 11/08

Local: Estrada Rio – Bahia

Horário: 8h30 às 17h

Endereço: Estrada Rio – Bahia km 77, Fonte Santa (próximo ao mercado Biscoitão).

Dia 12/08

Local: Rua Dr. Oliveira

Horário: 8h30 às 17h

Endereço: Rua Dr. Oliveira 1.298, Barra do Imbuí (próximo ao mercado Multi Market).

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.