terça-feira, 8 de setembro de 2026 - 7:33

Estado do Rio terá programa de prevenção à Síndrome de Zellweger

Aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo Executivo e publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (10), a Lei 11.277/26 institui o Programa de Prevenção à Síndrome de Zellweger – doença rara, congênita, que se caracteriza pela redução ou ausência de peroxissomas nas células do fígado, rins e cérebro.

Geralmente, a síndrome ocorre no período neonatal, com alto índice de mortes. Mas, segundo a proposta, o diagnóstico precoce da doença pode viabilizar a cura.

Para tratar a enfermidade, a norma prevê que o Estado poderá fechar convênio com a Fiocruz e outros órgãos do mesmo segmento, para produzir medicamentos, realizar exames e outros procedimentos necessários. Também será possível firmar cooperação técnica com os municípios na realização dessas ações.

A lei, no entanto, foi sancionada com um veto parcial ao artigo 3º, que obriga a realização de avaliações médicas periódicas, assim como exames clínicos e laboratoriais. O Governo do Estado também deverá elaborar campanhas anuais de orientação, prevenção e tratamento da doença, por meio do SUS.

Segundo o governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, a intenção do Legislativo é louvável, mas são competências exclusivas da Secretaria de Estado e Saúde a expertise técnica para indicar as melhores condutas, com base nos critérios de oportunidade e conveniência, sobre os detalhamentos da temática em conformidade com a Constituição Federal.

Na justificativa, a Secretaria de Estado de Saúde reforçou que as ações previstas exigem compatibilização com a organização da rede estadual de saúde e com as estratégias assistenciais já estabelecidas para atenção às doenças raras.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 70 milhões nesta terça-feira

A Mega-Sena sorteia nesta terça-feira (8) prêmio estimado em R$ 70 milhões. As seis dezenas do…

Investigação expõe trituração de pintinhos na indústria de ovos

Uma investigação da organização Mercy For Animals (MFA) documentou a trituração de pintinhos machos recém-nascidos…

Plataforma Certifica: Anatel muda homologação de telecomunicações

A partir desta terça-feira, 8 de setembro, procedimentos de certificação e homologação de produtos para…

Ir para o conteúdo