Forças de Segurança iniciam operação integrada para os Jogos Olímpicos
Centro de Comando e Controle.

Forças de Segurança iniciam operação integrada para os Jogos Olímpicos

Sistema de Comando e Controle foi ativado no CICC

 

O Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), cuja função é coordenar a integração da Operação de Segurança dos Jogos Olímpicos, foi ativado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. O período operacional das Forças de Segurança, Defesa Civil e ordenamento urbano para os Jogos teve início na terça-feira (5/7).

A exemplo da Copa do Mundo, da Copa das Confederações e da jornalod_jornalda Mundial da Juventude, o CICC será o centro de operações das forças com 22 agências reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R).

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes, acompanhou o início das operações e abriu a reunião da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016.

– Na questão de Segurança, tenho tranquilidade em dizer que tudo foi planejado em conjunto. Esta parceria entre as instituições deve ser reforçada após as Olimpíadas – ressaltou o ministro.

Participaram da reunião o comandante Militar do Leste e coordenador-geral de Defesa de Área, no Rio de Janeiro, general Fernando Azevedo e Silva; o superintendente da Agência Brasileira de Inteligência, Frank Márcio de Oliveira; o superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, José Roberto Gonçalves de Lima; o chefe de Polícia Civil do Rio, Fernando Veloso; o comandante da Polícia Militar, Edison Duarte; o inspetor-geral da Guarda Municipal, Luís Cláudio Laviano; entre outras autoridades.

No Gabinete de Gestão de Crise, as autoridades participaram de videoconferência com seis cidades – além do Rio de Janeiro – onde serão realizadas as partidas de futebol dos Jogos Olímpicos.

– Começamos a colocar em prática um processo de planejamento integrado, que resultará em um ambiente de organização para a realização dos Jogos Olímpicos Rio 2016 – disse o subsecretário Extraordinário para Grandes Eventos da Secretaria de Segurança, Roberto Alzir.

Espaço facilita a tomada de decisões

Inaugurado em 2013, o CICC abriga a central de telefones do 190 da Polícia Militar; o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (que despacha as viaturas e efetivos); a central de atendimento 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a central 193 dos Bombeiros; além de representantes de sete instituições do governo federal, do Estado e do Município.

– Para o CICC convergem as imagens de mais de cinco mil câmeras, entre as nossas e as das arenas olímpicas, que serão essenciais para a tomada de decisões da Segurança – explicou o subsecretário de Comando e Controle, Edval Novaes.

Foto: Marcelo Horn