quarta-feira, 23 de abril de 2025 - 7:39

  • Home
  • Brasil
  • Galípolo questiona uso de criptos no Brasil e alerta para desafios

Galípolo questiona uso de criptos no Brasil e alerta para desafios

O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, questionou, nesta quinta-feira (6), a forma como as criptomoedas são utilizadas no Brasil.

Segundo Galípolo, o crescimento no uso de criptos nos últimos anos chamou a atenção do BC, levantando questionamentos sobre as motivações para essa adoção.

“No Brasil vimos um grande crescimento no uso de cripto nos últimos anos. Isso levantou perguntas sobre a motivação. No início, vimos que 90% eram stablecoins”, afirmou o presidente do BC na Chapultepec conference, no México.

As stablecoins são criptomoedas que possuem lastro em ativos estáveis, como o dólar ou ouro, reduzindo a volatilidade típica das demais criptomoedas.

Elas são amplamente utilizadas para transações internacionais e reserva de valor.

Segundo Galípolo, o uso de cripto foi interpretado inicialmente pelo BC como uma forma mais acessível de manter reservas em dólares. No entanto, a visão da autoridade monetária mudou após estudos.

“Assumimos que isso era uma forma mais fácil de ter uma conta em dólares. Mas depois percebemos que isso é muito mais utilizado como forma de pagamento e a maioria era para comprar coisas do exterior”, explicou Galípolo.

O presidente do BC ressaltou ainda que, apesar de não se tratar de uma acusação direta, o uso de criptos pode criar um ambiente “opaco” para a fiscalização financeira e o combate à lavagem de dinheiro.

“E geralmente, e essa é a parte ruim, as pessoas usam essas moedas, pois elas mantêm uma visão opaca para a taxação e lavagem de dinheiro. Isso não é uma acusação. Mas quando você vê o que as pessoas estão comprando, tem sempre essa dúvida sobre a motivação”, concluiu.

Serasa: brasileiros demoram a fazer plano financeiro de aposentadoria

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Entenda como funcionava a fraude de R$ 6 bilhões em benefícios do INSS

Uma operação deflagrada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) mirou, nesta…

Anvisa aprova 1º tratamento que promete retardar Alzheimer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento Kisunla (donanemabe), da farmacêutica Eli…

Indicação de Stefanutto é de “minha inteira responsabilidade“, diz Lupi

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse nesta quarta-feira (23) que indicação do presidente…

Pular para o conteúdo