terça-feira, 16 de junho de 2026 - 8:01

  • Home
  • Política
  • STF retoma julgamento sobre revista íntima em penitenciárias

STF retoma julgamento sobre revista íntima em penitenciárias

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma, nesta quinta-feira (6), o julgamento da chamada revista íntima, no qual se debate a licitude de provas geradas a partir dessa prática para quem visita presídios.

A deliberação ocorria de forma virtual, inclusive com maioria já formada para considerar a revista íntima como inconstitucional.

No entanto, o ministro Alexandre de Moraes divergiu, pediu destaque e levou a discussão para o plenário físico da Corte.

Dessa forma, os ministros podem confirmar ou alterar os votos dados, porque o julgamento recomeçou.

O relator, Edson Fachin, taxou a prática como vexatória e ilegal. Ele sugere a implementação de scanners ou raio-x para realizar o procedimento de segurança na entrada das prisões.

Entenda

O tema foi levado ao STF por um recurso do Ministério Público para a absolvição de uma mulher que tentou entrar com drogas escondidas no corpo quando realizou visita a um presídio de Porto Alegre.

Quando a Corte decidir o caso, a posição passará a ser aplicada em todos os casos semelhantes.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 16 milhões nesta terça-feira

As seis dezenas do concurso 3.019 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 21h (horário…

Chuva na Rocinha supera em mais de duas vezes a média de junho

Agentes da Comlurb e da Seconserva trabalham para liberação do trecho na Rocinha. Foto: Comlurb/…

Câmara: governo retira urgência do fim da escala 6×1 e destrava pauta

O governo federal retirou o regime de urgência do Projeto de Lei (PL) 1838/26 que…

Ir para o conteúdo