terça-feira, 28 de outubro de 2025 - 12:52

  • Home
  • Notícias
  • Governo do Rio apresenta projetos à bancada federal fluminense em Brasília

Governo do Rio apresenta projetos à bancada federal fluminense em Brasília

Saúde e Segurança são as prioridades para as emendas dos deputados

Os secretários estaduais de Saúde, Felipe Peixoto, e Segurança, José Mariano Beltrame, se reuniram, nesta quarta-feira (2/9), em Brasília, com deputados da bancada federal do Rio de Janeiro. A pedido do governador Luiz Fernando Pezão, eles apresentaram projetos para que os deputados possam escolher o destino de suas emendas parlamentares. Em reunião no mês passado com Pezão, a bancada concordou em destinar cerca de R$ 200 milhões para as duas áreas.

Entre os projetos apresentados pela Secretaria de Saúde em busca de recursos, estão equipamentos e construção do Hospital da Baixada e dos novos hospitais estaduais Rocha Faria e Azevedo Lima, além da compra de equipamentos do Hospital Regional de Volta Redonda.
– A gente gostaria de construir esses hospitais com a ajuda dos deputados. São obras para serem tocadas ao longo de 3 anos. Esses projetos já foram discutidos com as secretarias municipais e, assim, poderemos dar suporte às regiões do estado com especialidades em saúde – disse Felipe Peixoto.

Na área de Segurança, o secretário José Mariano Beltrame apresentou propostas para mudanças no Estatuto do Desarmamento. Entre os projetos, o aumento de pena para os crimes de porte de arma de uso restrito, de 6 para 8 anos de prisão. E a aquisição, fornecimento ou transporte de granadas ou explosivos passariam a ser punidos com 6 a 8 anos de prisão. A proposta inclui ainda que o uso de armas de brinquedos e simulacros seja penalizado com até 3 anos de detenção.

Nós temos uma política de pacificação e não podemos admitir armas de uso restrito porque o Rio de Janeiro não está em guerra. Nós já estamos prendendo 1,2 fuzil por dia. Agora temos que evitar que os criminosos mantenham seus arsenais. Por isso precisamos endurecer a legislação – destacou Beltrame.

VEJA MAIS

Emirates volta ao voo diário do Rio para Dubai e Buenos Aires com Boeing 777 renovado

Reprodução Depois de cerca de cinco anos, a Emirates voltou a operar voo diário no…

Mata Atlântica perde 2,4 milhões de hectares em 40 anos

A Mata Atlântica perdeu 2,4 milhões de hectares de floresta nas últimas quatro décadas. O…

Câmara do Rio debate regras para recarga de bicicletas elétricas após incêndios

Imagem gerada por Inteligência Artificial Depois do incêndio que destruiu um apartamento na Praia do…

Ir para o conteúdo