terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 11:26

  • Home
  • Notícias
  • II Fórum de Prefeituras Empreendedoras apresenta em Nova Friburgo alternativas de crescimento para prefeituras e empresários da Região Serrana

II Fórum de Prefeituras Empreendedoras apresenta em Nova Friburgo alternativas de crescimento para prefeituras e empresários da Região Serrana

Nova Friburgo sediou nesta sexta-feira, 31, o II Fórum de Prefeituras Empreendedoras promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS – em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, no SENAI Espaço da Moda, na Avenida Conselheiro Julius Arp, Paissandu. O objetivo do evento foi debater as possibilidades e oportunidades de crescimento dos municípios da Região Serrana, como revelou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute.

“Toda a estrutura da SEDEIS pode contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios e penso muito parecido com o governador Pezão. Sou um cara do interior também e acho que todo o desenvolvimento está no município. Onde podemos criar alguma coisa é na proximidade de relação com os municípios e entendendo que quem sabe dos problemas dos município, é o próprio município. Eu estou aqui para trocar idéias, apresentar a minha secretaria e gostaria que todos pudessem dialogar conosco para aproveitar essa oportunidade que o prefeito Rogério Cabral está nos dando”, disse Capute.

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, apresentou os principais pontos da economia friburguense focadas na moda íntima, metal mecânica, turismo, agricultura e gastronomia. Citou também a falta de planejamento no processo de crescimento da cidade e destacou o “Condomínio Industrial” como opção para expansão das indústrias locais e de toda a Região Serrana, principalmente após o evento climático de 2011, pois é localizado em uma área como possibilidade de crescimento, estratégica e segura.

“Surgiu a necessidade de um espaço para as empresas se instalarem e lançamos uma área no 3º distrito para o desenvolvimento de um polo industrial. Algumas empresas já compraram um espaço e iniciaram obras na região, que ainda tem potencial de crescimento, com espaço amplo e às margens da RJ-130 – Friburgo x Teresópolis. Ainda temos uma segunda área – que pertence a CODIN – próxima à cidade, em Córrego D’antas. Já vínhamos trabalhando antes e tudo está praticamente acertado para que as coisas aconteçam em um futuro próximo. Acredito que na sexta-feira (7), com a vinda do Governador Pezão a Nova Friburgo, assinaremos um protocolo de intenção. São avanços para o setor industrial pois, nesse momento de crise, precisamos do fortalecimento do setor industrial da Região Serrana.

Marco Capute apresentou toda a estrutura da SEDEIS, que conta com três subsecretarias: Parcerias Público-Privada; Energia, Logistica e Desenvolvimento Industrial e de Comércio e Serviços, além da Agência de Fomento do Rio de Janeiro – AGERIO; da Companhia de Desenvolvimento Industrial – CODIN; mais o Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro – DRM/RJ; Instituto de Pesos e Medidas – IPEM/RJ e a Junta Comercial do Rio de Janeiro.

Além do Secretário Marco Capute, estiveram no II Fórum de Prefeituras Empreendedoras: Paula Martins, Subsecretária de Parcerias Público-Privada; Jorge Cunha, Superintendente de Projetos Estruturantes da Subsecretaria de Energia, Logistica e Desenvolvimento Industrial; Rodrigo Ribas, Superintendente de Desenvolvimento Regional da Subsecretaria de Comércio e Serviços; Wilson Giozza, Presidente do Departamento de Recursos Minerais; Luiz Velloso, Presidente da Junta Comercial do Estado Rio de Janeiro; Domingos Vargas, Presidente da Agência de Fomento do RJ – AGERIO; Pedro Paulo Novellino, Diretor da Região Metropolitana da Companhia de Desenvolvimento Industrial – CODIN e Marcelo Dreicon, Diretor de Desenvolvimento da CODIN, explicando o que cada serviço tem para oferecer e, assim, beneficiar os empresários e prefeituras da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Para o prefeito Rogério Cabral, o fórum foi muito positivo pois ele acredita que todos os prefeitos e empresários da Região Serrana têm a SEDEIS como uma ótima oportunidade para fomentar o crescimento ou driblar a crise, pois ele próprio buscará auxilio para tentar recuperar o orçamento reduzido a partir da diminuição dos repasses dos governos Estadual e Federal.

“O secretário Capute trouxe toda a sua equipe de trabalho, todos os seus subsecretários, que pode falar sobre todos os programas que existem na SEDEIS e onde cada empresário e prefeitura podem atuar. Depois dessa explanação de hoje, só não tem acesso as informações quem não quis estar aqui e as prefeituras e empresários que estiveram aqui viram que existem caminhos de empréstimo direto pela AGERIO, pela CODIN. A avaliação é a melhor possível. Nós vamos aproveitar, vamos buscar crédito e financiamento para o que perdemos de repasse, recuperar através de financiamento.

Além dos representantes da SEDEIS, de representantes dos municípios e empresários da Região Serrana, estiveram presentes também ao II Fórum de Prefeituras Empreendedoras o deputado estadual, Wanderson Nogueira e os vereadores de Nova Friburgo, Marcelo Verly, Sérgio Louback, Adriano Pequeno e Ricardo Figueira.

Texto: Anderson Frez
Fotos: Daniel Marcus

VEJA MAIS

Ministros voltam ao Congresso para apresentar emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta terça-feira (3) os ministros Carlos…

Policial que executou jovem negro pelas costas em SP já foi reprovado em teste psicológico

O policial militar Vinicius de Lima Britto, 24 anos, que executou Gabriel Renan da Silva…

Após decisão do STF, líderes da Câmara se reúnem para debater emendas nesta terça (3)

Líderes partidários da Câmara se reúnem nesta terça-feira (3) para discutir a situação das emendas…

Pular para o conteúdo