Na tarde de quarta-feira, 04, a Prefeitura de Macuco, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, atuando em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou, na Câmara Municipal, no centro da cidade, a X Conferência Municipal de Assistência Social.
Coube ao secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Claudio Gomes de Souza – na oportunidade representando o prefeito Félix Lengruber, ausente por conta de compromissos administrativos pré-agendados – ao lado da presidente do CMAS, Jucilea Brito, abrir oficialmente o encontro, que abordou o tema ‘Consolidar o SUAS de vez, rumo a 2016: O SUAS que temos e o SUAS que queremos’.
Após a composição da mesa de autoridades, que contou ainda com a presença da secretária de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco, Luciana Linhares Bianchini, e da Assessora Técnica da Superintendência de Gestão do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), Monique Mello de Souza, foi lido e aprovado por todos os participantes o Regimento Interno, que tratava das diretrizes a serem adotadas durante a conferência.
Ao se pronunciar, o secretário Luiz Claudio chamou a atenção pelo tom sereno, mas direto do discurso, colocando que é preciso adotar práticas realmente voltadas à assistência social, abolindo de vez o assistencialismo e o clientelismo populista que acabam prejudicando um serviço realmente necessário no seio das comunidades. “Precisamos ter a noção exata do limiar entre esses dois segmentos”, disse Luizão durante a abertura da X Conferência.
Em seguida, foi a vez da presidente Jucilea Brito destacar a importância do evento, relatando que todos os militantes do segmento da assistência social, incluindo conselheiros, gestores, servidores municipais, representantes de organizações não governamentais, profissionais e prestadores de serviço do setor, além da comunidade, têm o direito e o dever de debater os temas que venham a se converter na consolidação e ampliação dos direitos sócio-assistenciais dos usuários do SUAS.
Na sequência, os participantes assistiram à palestra abordando o tema central da conferência, ministrada pela assistente social Monique Mello de Souza, que em sua explanação destacou pontos para garantir os avanços tão fundamentais para que o SUAS atinja seus verdadeiros objetivos. A conferencista conclamou a união entre os gestores e a população, que segundo ela, é indispensável na adequação das políticas públicas e serviços voltados às camadas mais carentes da sociedade.
O evento teve seu ponto culminante com a formação dos grupos de trabalho, que submeteram à plenária os temas a serem levados como propostas do município de Macuco à X Conferência Estadual de Assistência Social. Dentre as sugestões se destacaram o fortalecimento dos espaços de participação da comunidade; maior divulgação dos conselhos, suas deliberações e ações; capacitação dos componentes dos conselhos; e criação de uma equipe móvel para atuar em localidades de difícil acesso.