Você está visualizando atualmente Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe na Serra

Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe na Serra

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Campanha termina nesta sexta-feira (20).
Em Petrópolis, RJ, novo lote de vacina chega nesta segunda (16).

 Do G1 Região Serrana

Aproximadamente 107 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana do Rio. Somente em Teresópolis, 26.685 pessoas foram imunizadas. A meta é vacinar 80% do público-alvo, de 40.915 pessoas. Segundo o município, desse total, 21.873 pessoas são do grupo prioritário.

Já em Nova Friburgo, a Prefeitura não informou quantas pessoas já foram imunizadas, mas afirmou que o município já recebeu 31.241 doses e outras 4 mil ainda estão em estoque.

Petrópolis, por exemplo, recebe nesta segunda-feira (16) 9 mil doses da vacina. Desde o início da vacinação, mais de 50 mil pessoas já foram imunizadas. Ao todo, 23.581 idosos, 10.667 crianças, 10.732 portadores de doenças crônicas, 1.304 gestantes e 302 puérperas tomaram a vacina. As doses estão disponíveis em 42 unidades de saúde.

A campanha teve início em 25 de abril e segue até o dia 20 de maio. “A procura pela vacina continua sendo alta diferente dos outros anos. Desta vez a procura por vacinação foi grande já no início da ação. Acredito que vamos atingir a meta que é imunizar 80% do público alvo”, disse coordenadora de Epidemiologia, Cláudia Mara.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é coordenada pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que também é o responsável junto com o governo do Estado pela aquisição e distribuição das vacinas. Esta semana, há previsão de chegada de mais doses.

A vacina é contraindicada a quem tiver histórico de reação inflamatória ou alergia relacionada ao ovo de galinha e a seus derivados. Quem já teve reação à dose também não deve se imunizar. Para tomar a vacina, é importante que pessoas com doenças crônicas apresentem indicação médica.