quarta-feira, 9 de julho de 2025 - 4:04

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Mais de três toneladas de sabão em pó com indícios de falsificação são apreendidas em Campos dos Goytacazes

Mais de três toneladas de sabão em pó com indícios de falsificação são apreendidas em Campos dos Goytacazes

Foto: Divulgação

A segunda fase da Operação Lavagem Imperfeita está sendo realizada nesta segunda-feira (16/06) em cinco alvos no estado do Rio de Janeiro. A ação é conduzida pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e pelo PROCON-RJ, em parceria com a Polícia Militar, com o objetivo de combater a comercialização e distribuição de produtos de limpeza falsificados. Os principais focos da força-tarefa são pontos da cadeia de distribuição e abastecimento do mercado varejista localizados em Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias e na capital fluminense. Em Campos, os agentes apreenderam mais de três toneladas de sabão em pó, de uma marca líder de mercado, com fortes indícios de falsificação. Os produtos serão encaminhados ao fabricante para análise laboratorial.

De acordo com o Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, as investigações já identificaram a origem da falsificação, e há um esforço conjunto entre autoridades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro para desarticular a organização criminosa responsável pela fraude.

Nossa inteligência atua em conjunto com forças de segurança e fiscalização de outros estados. Outras fases da operação já estão previstas e têm como objetivo chegar à origem da produção do sabão em pó falsificado, que, sabemos, ocorre fora do território fluminense. Vamos continuar atuando com rigor para impedir que esse tipo de produto chegue à casa do consumidor“, afirmou o secretário.

Na primeira fase da Operação Lavagem Imperfeita realizada, recentemente em Macaé, foram apreendidos mais de 100 quilos de sabão em pó falsificado.

A força-tarefa de combate à falsificação de sabão em pó teve início em 2024. Desde então, mais de 120 toneladas do produto foram apreendidas em operações realizadas em municípios como São Gonçalo, Itaguaí, Angra dos Reis, Macaé e nas zonas Norte e Oeste da capital.

Advertisement

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Saúde confirma duas mortes em pouso forçado em Terra Yanomami

O Ministério da Saúde confirmou a morte de dois pacientes, de 78 anos e de…

Secretário-geral da ONU visita o Museu do Amanhã e recebe convite para participar de fórum no Rio

Imagem aérea da região do Museu de Amanhã – Foto: Bruno Bartholini O prefeito do…

Estrangeiros atrasam investigação sobre óleo no litoral do Nordeste

Quase seis anos após um grande volume de óleo poluir uma extensa faixa do litoral…

Ir para o conteúdo