
O Museu Vivo do São Bento recentemente passou a ser administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias (SMCT/DC). Agora, o espaço vai ganhar uma reforma completa em sua sede administrativa, localizada na Rua Benjamin da Rocha Júnior, no segundo distrito da cidade.
Após visita técnica realizada pelo secretário Aroldo Brito, com a presença do superintendente de Obras, João Frauches, foram constatados prejuízos que serão corrigidos com a reforma, que está em fase de licitação.
O Museu Vivo do São Bento é um complexo museológico, considerado o primeiro Ecomuseu de Percurso da Baixada Fluminense. Com a gestão sob a responsabilidade da SMCT/DC, a pedagoga da rede municipal, profª Denise Cabalini Klayn, assume o cargo de diretora.
Segundo a pedagoga, em entrevista ao O Dia,a nova gestão não pretende “descaracterizar a configuração do museu”, que é de percurso. Esse tipo de museu não concentra suas atividades em um único espaço, mas em um “percurso” que passa por diferentes locais que contam a história da região. Fazem parte do percurso do Museu Vivo do São Bento 14 pontos turísticos da região.
Entre as atividades que vão retornar, antes mesmo do início da reforma, está a visita guiada na rota de percurso do museu.
