No próximo sábado (30), os idosos serão contemplados com uma série de ações promovidas pelo Hospital Universitário Antônio Pedro, da Universidade Federal Fluminense (Huap-UFF), vinculado à Rede HU Brasil.
No mutirão HU Brasil em Ação, os idosos terão acesso procedimentos em saúde em diversas especialidades, entre cirurgias, consultas e exames para pacientes pré-agendados. O objetivo da ação é diminuir o tempo de espera na fila do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para beneficiar a população de forma ampliada, o HU Brasil em Ação é realizado, simultaneamente, nos 45 hospitais universitários federais da Rede HU Brasil. O objetivo é ampliar o acesso da população a procedimentos diagnósticos e terapêuticos, cirurgias eletivas, exames de média e alta complexidade.
Somente no Huap, no centro de Niterói, serão realizados quase 200 procedimentos. Na cidade do Rio de Janeiro participam do mutirão: o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CH-UFRJ) e o Hospital Universitário dos Servidores do Estado, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Huse-Unirio).
A previsão é de que, em todo o Brasil, os 45 hospitais universitários realizem, em um único dia, aproximadamente 40 mil procedimentos voltados para a saúde da população idosa.