terça-feira, 9 de setembro de 2025 - 2:37

  • Home
  • Alerj
  • Nova lei no Rio determina que praças de alimentação de shoppings e supermercados tenham local exclusivo para obesos e autistas

Nova lei no Rio determina que praças de alimentação de shoppings e supermercados tenham local exclusivo para obesos e autistas

Imagem meramente ilustrativa da praça de alimentação do Shopping Jardim Guadalupe, no Rio de Janeiro – Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro sancionou uma lei que determina que as praças de alimentação localizadas dentro de shoppings centers, centros comerciais, hipermercados e supermercados da cidade destinem local exclusivo para obesos e autistas, além de pessoas com deficiência, idosos e gestantes, como já era determinado. A medida, número 9.028/2025 e de autoria do vereador Diego Faro (PL), foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (09/09).

A nova norma altera a lei 5.722/2014, que obriga a destinação de local exclusivo nas praças de alimentação dos estabelecimentos mencionados acima. As alterações abrangem os termos para se referir às pessoas com deficiência e às pessoas idosas, além de estender o tratamento preferencial às pessoas com obesidade e com transtorno do espectro autista (TEA).

O texto também estabelece que a reserva do espaço deve ser de 10%, com mesas e cadeiras personalizadas. Ainda deverão ser afixados, em lugar de grande visibilidade, placas ou adesivos indicativos dos locais preferenciais.

”O termo ‘pessoa’ lembra a necessidade de combate à desumanização do envelhecimento, refletindo a luta pelo direito à dignidade e à autonomia”, diz Faro.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Trem do metrô de SP descarrila na Linha 4 Amarela e fecha estação

A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo opera de forma reduzida nesta manhã (9),…

Vinhos italianos apostam no paladar carioca para ampliar mercado em evento no Copacabana Palace

O consulado italiano e a Agência ICE (Italian Trade Agency) trouxeram ao Rio de Janeiro,…

Combate à gripe aviária depende de articulação e abordagem integral

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) divulga esta semana, durante um…

Ir para o conteúdo