Governador participou de evento que deu início à montagem final do primeiro submarino convencional do país
Durante cerimônia que deu início à montagem final do primeiro submarino convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB), o governador Luiz Fernando Pezão ressaltou que a geração de empregos é uma importante aliada da segurança pública no Estado do Rio de Janeiro. O evento, que contou com a presença do presidente Michel Temer, aconteceu nesta terça-feira (20/2), em Itaguaí.
– O que nós precisamos no Rio é de segurança pública e o Governo Federal está nos ajudando, sendo nosso parceiro. Precisamos que a atividade econômica volte fortemente e de todo o recurso que puder ser colocado em nossa região. Só ganhamos a guerra da segurança com carteira de trabalho assinada – afirmou o governador.
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos já gerou 4,5 mil empregos diretos e 11.200 indiretos. Outras 8 mil vagas diretas e 24 mil indiretas serão abertas com a finalização do programa da Marinha do Brasil, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
No evento, o presidente Michel Temer destacou ainda outros investimentos que estão sendo realizados no município de Itaguaí.
– Esta região está sendo prestigiada pelo Governo Federal. Nós temos mais de R$ 200 milhões em obras de infraestrutura. Além disso, o ministro dos Transportes, Maurício Quintela, me transmitiu o compromisso de incluir a dragagem do setor portuário de Itaguaí no Plano Nacional de Dragagem, prioridade para este ano e para o início do ano que vem – acrescentou Temer.
PROSUB
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) prevê, além da construção dos submarinos, a implantação da infraestrutura necessária à construção, operação e manutenção do ambos os modelos.
– Este é um instrumento essencial para assegurar a paz, o desenvolvimento e a soberania nacional. O Brasil, embora pacífico, nunca será desarmado na defesa de seu povo e seus interesses – disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann.
Também participaram da cerimônia os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles; do Planejamento, Dyogo Oliveira; dos Transportes, Mauricio Quintella; e da Casa Civil, Eliseu Padilha; além do comandante da Marinha, Eduardo Bacellar, entre outras autoridades.
Fotos: Carlos Magno