O Condomínio Residencial Cardeal Câmara, em Irajá, na Zona Norte, foi entregue aos moradores completamente requalificado. Os serviços foram realizados no âmbito do programa Conjunto Maravilha, coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe).
No total, a Prefeitura do Rio investiu R$ 3,4 milhões nas intervenções, que abrangeram uma área de mais de 16 mil metros quadrados, beneficiando 640 moradores. O conjunto tem 10 blocos, cada bloco com quatro andares e quatro apartamentos por andar.
Na primeira etapa das obras, foram retiradas estruturas antigas e danificadas, como partes do salão de festas e do parquinho – o que permitiu a recuperação geral do condomínio. Reparos nos prédios, telhados e áreas comuns, além da pintura das fachadas e dos muros, foram os procedimentos iniciais da revitalização.
As caixas d’água e do reservatório também passaram melhorias estruturais, como a recuperação e limpeza dos equipamentos, para garantir melhores condições de uso. Os pisos foram recuperados e os espaços ganharam nova pintura, incluindo intervenções em grafite que ajudam a valorizar o ambiente.
Na fase final das obras, as áreas de lazer foram totalmente revitalizadas. O parquinho recebeu novos brinquedos, grama sintética e proteção com alambrado, assim como quadra de esportes. O salão de festas foi reformado e recebeu uma nova cobertura.
O que é o Conjunto Maravilha?
Desde o seu lançamento em 2021, o programa já concluiu 40 obras em conjuntos habitacionais das zonas Norte e Oeste. Atualmente, há seis obras em andamento. O Conjunto Maravilha recupera áreas comuns de unidades populares do município, fazendo melhorias que vão desde a requalificação de fachadas, telhados e redes hidráulicas até a revitalização de espaços de lazer, como quadras, parques infantis e salões de festa.