Você está visualizando atualmente Procon Estadual encontra no Rock In Rio problemas semelhantes aos da última edição do festival

Procon Estadual encontra no Rock In Rio problemas semelhantes aos da última edição do festival

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Banheiros interditados, bebedouros secos e problemas de atendimento no Bob’s marcaram o primeiro fim de semana do evento

Os fiscais do Procon Estadual, ligado a Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, estão circulando pela Cidade do Rock durante o o Rock In Rio, para fiscalizar o comércio e o funcionamento do evento. Também estão atendendo ao público presente aos show, apurando as denúncias e reclamações diretamente ligadas ao Código de Defesa do Consumidor. É a Operação Tremendão, cujo destaque neste primeiro fim de semana do festival ficou para banheiro interditado e problemas de atendimento nas lanchonetes do Bob’s – os mesmos problemas encontrados pelos fiscais do Procon Estadual no primeiro final de semana da edição passada do Rock In Rio, em 2013.

Logo na sexta-feira (18/09), os fiscais encontraram problemas no banheiro feminino, próximo à roda gigante. Havia um vazamento de esgoto para a área externa ao banheiro, junto à passagem do público, causado por um defeito em uma das bombas de sucção. Os fiscais isolaram a área e determinaram sua limpeza e o conserto pela equipe do evento. Também na sexta-feira, uma queda de energia elétrica fez com que, durante cerca de 30 minutos, a roda gigante, a montanha russa e duas lanchonetes do Bob’s parassem de funcionar, causando transtornos para o consumidor. Segundo os organizadores, a falha no fornecimento de energia aconteceu pela falta de óleo diesel em um gerador. A organização do festival foi autuada pelas duas irregularidades.

No sábado (19/09), a organização do Rock In Rio foi novamente autuada. Grandes poças d’água se formaram entre a área VIP e o Palco Sunset. Uma área precisou ser isolada do público para evitar acidentes. A área só foi liberada após toda a água acumulada ter sido retirada. A organização do festival não conseguiu identificar o motivo da formação das poças d’água, que não paravam de crescer. Ela se comprometeu a deixar membros de sua equipe de prontidão para evitar que a água voltasse a acumular no local. Os fiscais também identificaram que os bebedores localizados entre o Palco Sunset e a área VIP não possuíam água, o que gerou outra autuação para o festival.

A rede de lanchonetes Bob’s foi autuada no sábado porque, em suas quatro filiais montadas no Rock In Rio, não havia filas para consumidores preferenciais (idosos, grávidas e portadores de necessidades especiais). Após a autuação as filiais passaram a identificar os caixas para esta parcela do público.

Também foram autuadas pelo Procon Estadual, na sexta-feira, o Domino’s Pizza, o Mercadinho Carioca, Stam e a Loja de produtos oficiais do Rock In Rio. Essas três últimas devido a ausência de um exemplar autenticado do Livro de Reclamações. Na Domino’s Pizza, pregos com a extremidade pontiaguda para fora da estrutura do estabelecimento causavam riscos à integridade física do consumidor. Um fiscal chegou a se acidentar no momento da passagem. Também havia um vão entre as portas de entrada, podendo causar quedas de quem passasse pelo local. Foi determinada a imediata retirada dos pregos e a cobertura do vão.

No sábado, além da rede de lanchonetes Bob’s e a organização do festival, também foi autuado a filial do Rock Club por não haver informações indicando que os produtos expostos só podem ser vendidos para clientes do cartão da empresa. No domingo apenas um estabelecimento foi autuado: a Symbol Fast, por não apresentar o Livro de Reclamações.

Não foram encontradas irregularidades pelos fiscais nos seguintes estabelecimentos vistoriados: Botequim Informal, Heineken, Los Paleteros (cinco quiosques),La Fruteria, Pólis Sucos, Batata no Cone, Forno de Minas, Mimi Lanches, Rede, Geneal, Vira Lata, Lojas Americanas, Leader, Piraquê, Submarino, Tabacaria, Taco , Spoleto, Pastel do Carioca, Benkei, Mr. Chency, La Calaca, Uno & Due, Chilli Beans, Heineken, Yalla e Hot Tender.

A Operação Tremendão vai prosseguir na próxima quinta-feira (24/09) e durante todos os dias de Rock in Rio.