quarta-feira, 9 de outubro de 2024 - 12:26

PROCURA POR TURISMO EM ÁREA DE TRAJANO DE MORAES CRESCE NO PRIMEIRO SEMESTRE

A identificação turística e a marca ‘Caminhos de Trajano’, está praticamente em 100% de todo o território do município, hoje com uma área de 589,397 km² distribuídos em cinco distritos, sendo Trajano de Moraes, Visconde de Imbé, Doutor Elias, Vila da Grama e Sodrelândia, o município tem semeado dia a dia o que chamamos hoje de crescimento turístico ordenado. O trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo ganha notoriedade em todo o estado, e quem afirma essa informação, são os turistas que procuram a cidade a todo o momento.

Com a crescente pós Pandemia, a gestão pública municipal aposta em seus pontos de atração usando material 100% ecologicamente correto, como é o caso dos pregos de aço inox. De acordo com o secretário da pasta, Tiago Pecly, a localização geográfica beneficia esse crescimento, que vem sendo realizado de forma gradativa, porém organizada. “Trajano faz divisa com Macaé ao Sul, Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena a leste, São Sebastião do Alto e Macuco ao Norte, Cordeiro, Bom Jardim e Nova Friburgo a Oeste. Isso faz com que além de atrairmos turistas do estado inteiro, temos essa dinâmica de quem visita as cidades vizinhas”, explicou.

O clima temperado e úmido, com média variando entre 10º e 30 °C, faz Trajano de Moraes ser considerado o oitavo melhor clima do Brasil. Porém, há registros de até -2 °C nas noites mais frias de Inverno no município, principalmente nas localidades de Tirol e Alto Macabu que possuem uma altitude bem mais elevada que a da sede. Toda essa ação tem gerado na cidade o título de mais procurada na região, e quem também comemora essa notícia é o prefeito Rodrigo Viana e o vice Matias Mendes.

E prova disso é a procura diária, por exemplo, no aplicativo ‘Caminhos de Trajano’, liberado para android e IOS. “Temos pontos turísticos lindos. Nosso trabalho consiste em fazer de Trajano e dos distritos um dos roteiros mais procurados pelas famílias e principalmente pelos amantes do esporte radical ou normal. Trajano tem em seu território, a Mata Atlântica como principal bioma. As cachoeiras são outros atrativos”, acrescentou o secretário Tiago Pecly.

Trajano tem em sua rota, por exemplo, o circuito de cicloturismo. Ele tem início no centro de Visconde de Imbé. De lá o ciclista pedala subindo até o vilarejo de São Francisco de Paula, que possui construções históricas e ruínas de uma igreja e o antigo cemitério da cidade. O circuito continua descendo pela estrada de terra pela estrada que possui vários mirantes naturais e paisagens de serras e antigas fazendas coloniais.

Outro grande atrativo é o rio Macabu. “Ele tem suas nascentes na Serra do Macabu entre os municípios de Trajano de Moraes, Bom Jardim, Macaé e Nova Friburgo, e percorre cerca de 30 quilômetros até formar o lago da represa de Tapera, também conhecida com represa de Sodrelândia. temos também a trilha que começa na antiga Estação ferroviária de Leitão da Cunha, também é muito procurada, devido ao túnel histórico por onde passa um rio, dando origem a Cachoeira do trem”, destacou.

VEJA MAIS

Fugitivo de presídio de Salvador é localizado trabalhando em padaria no litoral

Um homem que estava foragido da Penitenciária Lemos Brito (PLB), em Salvador, desde agosto deste…

Andrew Garfield transformou luto pela morte da mãe em filme; entenda

O ator Andrew Garfield falou sobre o processo de luto pela morte de sua mãe,…

PT será fiel da balança na sucessão da Câmara, diz Kassab à CNN

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse, nesta terça-feira (8), que o PT será…

Pular para o conteúdo