O presidente Lula inaugurou nesta terça-feira (23/06) a primeira etapa das obras de modernização da Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, principal corredor rodoviário entre Rio e São Paulo. Durante a cerimônia, Lula adotou um tom político e afirmou ser o presidente que mais destinou recursos ao estado do Rio de Janeiro.
O presidente interagiu com o público presente, cumprimentou apoiadores e fez discursos voltados principalmente ao eleitorado de baixa renda. Em uma das falas, Lula declarou que os mais ricos não dependem do governo.
“Então, eu sei o que o povo diz para isso. E é exatamente para isso que eu me candidatei à Presidência da República. Não me candidatei à Presidência da República para fazer coisas para rico. O rico não precisa do governo. Quem precisa do governo são as pessoas humildes, a classe média e os trabalhadores, de todas as categorias profissionais”, afirmou.
A agenda no Rio faz parte de uma sequência de compromissos do presidente em meio à aproximação do calendário eleitoral. A partir de 4 de julho, passam a valer restrições legais que proíbem inaugurações de obras públicas e limitam a publicidade institucional.
Obras da Serra das Araras
Nesta fase inicial, foi liberado um trecho de quatro quilômetros da nova pista de subida, no sentido São Paulo. A intervenção inclui quatro faixas de rolamento, acostamento, faixas de segurança, iluminação em toda a extensão e a construção de oito novos viadutos. Segundo o governo, o projeto de modernização da serra já atingiu 70% de execução.
Atualmente, o trecho é considerado um dos gargalos da Dutra, por não suportar mais o volume de tráfego da região, estimado em cerca de 390 mil veículos por mês, sendo aproximadamente 30% de carga. A rodovia é estratégica para a economia nacional, já que cerca de metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro passa por seu eixo logístico. A previsão é de que as obras sejam concluídas até março do próximo ano.