quinta-feira, 13 de agosto de 2026 - 6:03

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Rio inaugura primeiro Escritório Nacional Antifacção no Palácio da Fazenda

Rio inaugura primeiro Escritório Nacional Antifacção no Palácio da Fazenda

O Governo do Rio de Janeiro e o Ministério da Justiça e Segurança Pública inauguraram, na tarde desta sexta-feira (3/7), o primeiro Escritório Nacional Antifacção do Rio de Janeiro (ENA/RJ). A nova estrutura permanente da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) funcionará no Palácio da Fazenda, no Centro do Rio.

O objetivo do escritório é ampliar a integração entre União, estado e municípios no enfrentamento às organizações criminosas. A unidade também será usada para aproximar as forças de segurança, facilitar o compartilhamento de informações de inteligência e dar suporte a operações conjuntas no território fluminense.

Com a instalação do ENA/RJ, o governo federal amplia sua presença institucional em uma das áreas mais sensíveis da segurança pública no país. A estrutura deve atuar como ponto de articulação entre órgãos federais, estaduais e municipais, com foco no combate a facções criminosas.

Integração entre forças de segurança

A nova unidade se soma aos investimentos recentes do governo estadual na modernização da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos que integram o Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

A expectativa é que o escritório ajude no intercâmbio de dados usados no planejamento de operações. A troca de informações é considerada uma das principais frentes para ações mais rápidas contra grupos criminosos que atuam no Rio de Janeiro.

O governador Ricardo Couto apontou a criação do escritório como um passo importante para superar barreiras institucionais e políticas na área de segurança pública. Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Wellington César Lima e Silva, defendeu a modernização das estratégias de enfrentamento ao crime organizado e a transformação das ações conjuntas em política de longo prazo.

A instalação do Escritório Nacional Antifacção no Rio faz parte das diretrizes do programa Brasil Contra o Crime Organizado. A unidade terá atuação direta na articulação institucional, no compartilhamento de inteligência e no suporte logístico e operacional às ações integradas das forças de segurança no estado.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em Petrópolis, o projeto Talentos do Tatame leva o judô para festa japonesa no Palácio de Cristal

Crédito: Divulgação Os alunos do Projeto Talentos do Tatame, do Firjan SESI Petrópolis, vão marcar presença no…

Câmara aprova redução de impostos para combustíveis e outros setores

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 114/2026,…

Reimont fala sobre inteligência artificial nas eleições, trabalho escravo e desenvolvimento do Rio

O deputado federal Reimont (PT), candidato à reeleição pelo Rio de Janeiro, afirmou ter denunciado…

Ir para o conteúdo