quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - 3:12

SAIBA O PODER DOS POLIFENÓIS

Fitoquímicos encontrados em diversos alimentos atuam como anti-inflamatórios e ajudam a proteger o organismo contra o câncer e doenças cardiovasculares, entre outros benefícios

Texto Jorge Olavo / Foto: Marcelo Resende

Por um longo tempo, eram poucas as substâncias conhecidas nos alimentos. A atenção ao montar um prato ficava restrita a macro e micronutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Com o avanço da tecnologia, outros compostos que ingerimos nas refeições passaram a ser identificados. Entre eles estão os polifenóis, que trazem diversos benefícios à saúde: são antioxidantes, anti-infl amatórios e capazes de proteger o nosso organismo contra diversas doenças, como o câncer e problemas cardiovasculares. Os polifenóis são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, grãos e verduras. Essas substâncias ajudam as plantas a se protegerem de ameaças naturais e também acabam contribuindo com a nossa saúde. “Há mais de 4 mil polifenóis identificados hoje. Eles trazem inúmeros benefícios para a saúde. O mais conhecido é a sua ação antioxidante”, fala a nutricionista funcional Christiane Vitola de Carvalho Santos (PR).

Diante da vastidão dessas substâncias, os benefícios variam de acordo com o tipo decada composto. Os polifenóis são agrupados em classes – flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides – e cada uma tem subdivisões, “assim como suas particularidades em relação aos benefícios à nossa saúde.

VEJA MAIS

Boulos pede, ao MPF, inquérito sobre empresa que escaneia íris no Brasil

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) solicitou, na quarta-feira (22), que o Ministério Público Federal…

American Airlines prevê lucro abaixo do esperado por erro de estratégia

A American Airlines previu um lucro para 2025 abaixo das expectativas de Wall Street, à…

Morre Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro

Mais velho bicheiro do Rio de Janeiro, José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu aos…

Pular para o conteúdo