Fitoquímicos encontrados em diversos alimentos atuam como anti-inflamatórios e ajudam a proteger o organismo contra o câncer e doenças cardiovasculares, entre outros benefícios
Texto Jorge Olavo / Foto: Marcelo Resende
Por um longo tempo, eram poucas as substâncias conhecidas nos alimentos. A atenção ao montar um prato ficava restrita a macro e micronutrientes, como proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e sais minerais. Com o avanço da tecnologia, outros compostos que ingerimos nas refeições passaram a ser identificados. Entre eles estão os polifenóis, que trazem diversos benefícios à saúde: são antioxidantes, anti-infl amatórios e capazes de proteger o nosso organismo contra diversas doenças, como o câncer e problemas cardiovasculares. Os polifenóis são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, grãos e verduras. Essas substâncias ajudam as plantas a se protegerem de ameaças naturais e também acabam contribuindo com a nossa saúde. “Há mais de 4 mil polifenóis identificados hoje. Eles trazem inúmeros benefícios para a saúde. O mais conhecido é a sua ação antioxidante”, fala a nutricionista funcional Christiane Vitola de Carvalho Santos (PR).
Diante da vastidão dessas substâncias, os benefícios variam de acordo com o tipo decada composto. Os polifenóis são agrupados em classes – flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides – e cada uma tem subdivisões, “assim como suas particularidades em relação aos benefícios à nossa saúde.