Saúde de Macuco marca presença no Fórum de Atenção Básica

Saúde de Macuco marca presença no Fórum de Atenção Básica

Evento reuniu aproximadamente 200 participantes no Rio de Janeiro

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Aproximadamente 200 gestores e profissionais com atuação nas secretarias municipais e estadual de Saúde, Ministério da Saúde, COSEMS, universidades e programas de Saúde da Família se reuniram semana passada, no Rio de Janeiro, para o XXIV Fórum Permanente de Atenção Básica, cuja abordagem destacou ‘Os Rumos da Atenção Básica no Estado do Rio de Janeiro: o que temos e o que teremos’.

De acordo com a representação da Secretaria de Saúde de Macuco, que marcou presença no encontro por intermédio da médica Márcia Vieira, o objetivo do encontro, promovido pela Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, numa parceria com o COSEMS RJ, foi compartilhar os avanços já alcançados pela atenção primária nos municípios e ao mesmo tempo debater quais os desafios da área.

Participando ativamente do Fórum, o secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, ao compor a mesa de autoridades destacou a importância da Atenção Básica para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde da população. Segundo ele, a Atenção Básica necessita de prioridade no que tange à saúde pública no país, já que em torno de 90% dos casos que chegam às Unidades Básicas de Saúde e nas Clínicas da Família podem ser resolvidos nestas unidades. “Precisamos que a Atenção Básica seja resolutiva na acepção da palavra”, explicou o secretário.

Durante o Fórum ficou decidido que será formulado em conjunto uma Política Estadual de Atenção Básica para nortear as ações do setor. O grupo também criou uma carta que será enviada ao Ministério da Saúde solicitando a ampliação do financiamento na Atenção Básica, a manutenção e ampliação do Programa Mais Médicos e a qualificação do E-SUS, base de dados da Atenção Básica em nível nacional.

Uma das idealizadoras do encontro, a superintendente de Atenção Básica da Secretaria de Estado de Saúde, Thaís Severino da Silva, disse que o balanço do encontro é absolutamente positivo, especialmente por ter marcado uma série de debates muito qualificados. “Não há dúvida de que serão a base para nosso planejamento e para a elaboração da Política Estadual de Atenção Básica”, disse a superintendente sob os olhares da presidente do Cosems, Maria da Conceição de Souza Rocha, e do apoiador do Ministério da Saúde, José Luiz Paiva.

“Tivemos uma excelente oportunidade de agregar conhecimentos e expor nossas premências no intuito de buscar a agilidade dos serviços, entre eles a liberação de cirurgias, exames, consultas e demais procedimentos agendados através do sistema de regulação”, comentou a doutora Márcia Vieira.

Deixe uma resposta