Você está visualizando atualmente Secretaria Estadual de Saúde monta centro de hidratação em hospital de Cordeiro

Secretaria Estadual de Saúde monta centro de hidratação em hospital de Cordeiro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Centro atenderá pacientes com suspeita de dengue

Em virtude do crescente número de notificações de casos de dengue, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) montou, neste sábado (31/01), um centro de hidratação para ajudar no atendimento à pacientes com a doença, no Hospital Antônio Castro, no município de Cordeiro.

– A participação da população de Cordeiro e de toda a região será fundamental para reverter a situação. Neste momento, precisamos da união de todos, sabemos que o combate efetivo depende de cada um. Conhecemos as dificuldades dos municípios e sabemos que o apoio do Estado é muito importante – afirmou o novo secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior.

Os pacientes com suspeita da doença vão passar por uma consulta prévia para fazer a classificação de risco e, após avaliação médica, encaminhados às poltronas de hidratação. Além de receber soro, os pacientes também vão poder fazer exames de sangue, para conferir o número de plaquetas.

– A mobilização popular é essencial. Trata-se de um mosquito domiciliar, sabemos que a maior parte dos focos está nas residências das pessoas. Dez minutos por semana são suficientes para acabar com possíveis focos, evitando a água parada – concluiu o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe.

Campanha 10 Minutos Salvam Vidas – O vírus da Dengue é transmitido pelo mesmo mosquito que transmite a Zika e a Chikungunya. Portanto, a forma mais eficaz de se prevenir é combatendo o Aedes aegypti, diminuindo ao máximo o número de focos. A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lançou a campanha 10 Minutos Salvam Vidas para incentivar a população a tirar 10 minutos por semana para eliminar os possíveis focos do mosquito em suas casas. A campanha inclui também a produção de material informativo e realização de capacitação para profissionais de saúde das redes pública e privada.