terça-feira, 17 de setembro de 2024 - 12:28

  • Home
  • Notícias
  • Secretários de Saúde se reúnem em Macuco para tratar do Cis-Serra

Secretários de Saúde se reúnem em Macuco para tratar do Cis-Serra

Na sexta-feira passada, 21, secretários de Saúde de dez municípios se reuniram na sede da Sociedade Musical São João Batista, em Macuco, para debater temas relacionados ao Cis-Serra (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana). Marcaram presença Rodrigo Romito, Macuco; Márcio Barbas, Cordeiro; Wueliton Pires, Bom Jardim; Elaine Cristina Cabral, Santa Maria Madalena; José Marcos de Gois, Cachoeiras de Macacu; Vânia Huguenin, Cantagalo; Rodrigo Gonçalves, Duas Barras; Sueli Scotelaro, subsecretária de Nova Friburgo; além de representantes legais de Carmo e Trajano de Moraes.
Durante o encontro, que contou ainda com a presença do prefeito local, o médico cardiologista e grande incentivador do tema, Félix Lengruber, uma extensa pauta foi apresentada, confirmando que a intenção do grupo é realmente movimentar o consórcio para que os seus integrantes e respectivos municípios consigam voz ativa junto aos diversos órgãos dos governos Federal e Estadual, além de aumentar a qualidade do atendimento de saúde para as populações. Para isso, no primeiro momento, a 8ª Reunião do Colegiado dos Secretários da Região Serrana recebeu Leonardo Sarmento, atual secretário Executivo do Cis-Serra, que fez uma breve explanação sobre o consórcio e seus objetivos para conhecimento geral do status atual e sua composição.
Em seguida, os grupos de trabalho entraram em ação para tratar dos demais assuntos, entre os quais o curso do SISREG Municipal; a situação da confecção do Protocolo de Atendimento Unificado; informações sobre o andamento de Credenciamento do Hospital São Lucas para serviços de Ortopedia e do Hospital Day para leitos de CTI; Rede Cegonha (Hospital Maternidade), sua ampliação e credenciamento de Leitos Pediátricos; distribuição de vagas para o curso de Pré-Natal; escolha de gestores para a Comissão do Curso de Especialização do Hospital Sírio Libanês; auditoria do TCE/RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) nos municípios; convênio com a Defensoria Pública; e Tratamento fora de Domicílio e o custeio de transportes, entre outros.
Diretor da empresa Expert Soluções Técnicas, o advogado Pauber Campanati foi um dos convidados do encontro. Ele ministrou uma palestra orientando os secretários sobre algumas situações comuns no segmento de saúde e que surgem constantemente no cotidiano das administrações. Objetivo e incisivo em suas abordagens, ele citou diversas situações envolvendo economicidade, eficácia e eficiência na prestação de serviços e outras vertentes que precisam ser levadas em conta pelos gestores.
Anfitrião da reunião, o secretário de Saúde de Macuco, Rodrigo Romito, disse que comunga da opinião do prefeito Félix ao apostar no consórcio como ferramenta essencial aos administradores regionais. “Por isso é fundamental essa iniciativa. Estamos sempre procurando soluções que sejam comuns e benéficas à coletividade”, destacou Romito.

VEJA MAIS

Transolímpica: número de passageiros aumentou mais de 150% após compra da nova frota de ônibus

Os novos ônibus articulados começaram a operar na Transolímpica – Arquivo/Prefeitura do Rio Desde que…

Shawn Mendes: relembre como foi a última passagem do cantor pelo Brasil

O cantor Shawn Mendes retorna ao Brasil após cinco anos e encerra as apresentações do…

Manuela d’Ávila cobra R$ 1,5 milhão por serviços prestados à campanha de Kalil em 2022

A ex-deputada federal Manuela d’Ávila cobra mais de R$ 1,5 milhão do PSD de Belo…

Pular para o conteúdo