quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026 - 5:36

  • Home
  • Rio de Janeiro
  • Chefe da Casa Civil, Nicola Miccione, afirma que Cláudio Castro fica no governo até abril

Chefe da Casa Civil, Nicola Miccione, afirma que Cláudio Castro fica no governo até abril

Cláudio Castro – Foto: Reprodução/Internet

O governador Cláudio Castro (PL) continua à frente do Governo do Estado até abril, adiantou o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione (PL), nesta terça-feira (17), segundo O Globo. Abril é o mês limite de desincompatibilização para concorrer nas eleições de 2026, quando Cláudio Castro deve disputar uma vaga no Senado. Nicola e Castro acompanham o terceiro dia de desfiles do Grupo Especial, na Marquês de Sapucaí, no camarote do governo.

A saída de Castro da governadoria estadual antes do fim do mandato obrigará o plenário da Alerj a eleger um substituto para um mandato-tampão, até o fim do ano. O nome forte de Cláudio é Nicola, que enfrenta resistências no PL.

Há muitas especulações quanto ao momento da saída de Cláudio Castro do governo. A mais premente delas é um pedido de cassação contra o chefe do Executivo fluminense no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo julgamento já está em andamento e deve prosseguir neste mês.

Segundo O Globo, alguns aliados do governador têm sugerido, reservadamente, que ele renuncie ao cargo antes do julgamento ser concluído. Correndo o risco de inelegibilidade, a saída seria uma tentativa de esvaziar o processo de cassação.

“O governador deve sair em abril mesmo. Acredito que ele vá até o limite (do prazo de desincompatibilização). Não há nenhum motivo para fazê-lo antecipar essa saída”, afirmou Nicola, que, de acordo com o veículo, espera saber se será candidato ao mandato-tampão. Isso só deve acontecer após uma reunião entre Castro, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado federal e presidente do PL no Rio, Altineu Côrtes, na semana que vem.

A pedido de Claúdio Castro, o chefe da Casa Civil se filiou ao PL no fim de 2025. Nicola Miccione tem se reunindo com deputados estaduais para preparar terreno para concorrer.

Segundo o titular da pasta:“A ideia do governador é ter alguém de confiança, que possa cumprir o mandato, para que não haja descontinuidade da gestão. Foi o que ele conversou comigo. Agora estou aguardando a definição dele com Altineu e com o senador Flávio”, disse Miccione, cujo nome gera resistência junto a Flávio Bolsonaro. De acordo com O Globo, isso se deve ao fato de Flávio querer um governador-tampão que também dispute a eleição direta, em outubro.

Nicola e Castro, no entanto, teriam fechado um acordo apenas para disputar a eleição indireta – por votação na Alerj -, após a renúncia do governador, no primeiro semestre de 2026.

Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Em nota, ArqRio ressalta a importância da família e da religião para a sociedade

Arquidiocese do Rio O desfile realizado pela Acadêmicos de Niterói, no último domingo (15), continua…

Escolas de samba do Rio recebem ao menos R$ 123,6 milhões de verba pública no Carnaval 2026

Carnaval 2026 – Marquês de Sapucaí – Grupo Especial – Acadêmicos de Niterói – Foto:…

Atraso, show curto e revolta do público: bloco de Diogo Nogueira decepciona foliões em Copacabana

Screenshot O que era para ser mais uma celebração do samba, da memória de João…

Ir para o conteúdo