III Congresso Brasileiro de Consórcios é realizado em Nova Friburgo
?

III Congresso Brasileiro de Consórcios é realizado em Nova Friburgo

Prefeito Félix Lengruber representa Macuco e Consórcio Rio Serra Norte

ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE MACUCO

Idealizado pela CONACI/BR (Confederação Nacional dos Consórcios Intermunicipais do Brasil) e CNM (Confederação Nacional de Municípios), o III Congresso Brasileiro de Consórcios Intermunicipais foi realizado no município de Nova Friburgo esta semana, dias 13 e 14, num evento de proporções nacionais que durante a programação reuniu cerca de 600 participantes de todas as regiões do país.

Organizado pela TRADE Assessoria e Projetos, o congresso aconteceu no Salão Social do Country Clube, onde houve ampla abordagem sobre o funcionamento dos consórcios públicos no Brasil. Segundo especialistas, o evento foi um dos mais abrangentes do setor de gestão pública consorciada. Prefeitos, presidentes de consórcios, secretários, gestores públicos, vereadores, empresários e representantes da sociedade civil organizada puderam debater temas relevantes do segmento.

Oito painéis foram apresentados e discutidos, tratando de temas de grande importância para municípios e consórcios intermunicipais, entre os quais perspectivas para o desenvolvimento de políticas públicas consorciadas; pacto federativo e suas implicações na gestão dos consórcios; avanços e conquistas na área de saúde obtidos por meio de gestão consorciada; fiscalização e controle externo dos consórcios públicos, entre outros, serão abordados por especialistas e autoridades na área de gestão pública.

Uma feira de produtos e serviços destinados aos consórcios, municípios e governos estaduais também foi destaque durante os dois dias. Ao final de cada dia, também houve entretenimento para os congressistas com a exibição de artistas, cantores e dançarinos. Com roupas, músicas e comidas típicas, eles representaram um pouco do que foi a colonização Suíça e Alemã no município de Nova Friburgo.

Autoridades de todo Brasil participaram, entre as quais deputados, procuradores, secretários de estado, prefeitos, técnicos do Ministério da Saúde, Caixa Econômica Federal, SEBRAE, BNDES, CEMIG, ABM (Associação Brasileira de Municípios), AEMERJ (Associação de Municípios do Rio de Janeiro) AMM (Associação Mineira de Municípios) e CONASENS (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde).

Liderando a comitiva de Macuco, o prefeito Félix Lengruber, presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Rio Serra Norte e tesoureiro da CONACI/BR, disse reconhecer no congresso decisões fundamentais. “Todas as questões aqui tratadas nos enriquecem enquanto gestores públicos e cidadãos, pois são temas indispensáveis para que os consórcios se consolidem como ferramenta de apoio ao desenvolvimento dos municípios e bem estar geral da sociedade”, disse Lengruber em entrevista a uma rede de televisão.

Deixe uma resposta