terça-feira, 15 de outubro de 2024 - 12:28

  • Home
  • Brasília
  • Nelson Barbosa anuncia que governo estuda cortar dez dos 39 ministérios

Nelson Barbosa anuncia que governo estuda cortar dez dos 39 ministérios

Ministro do Planejamento fez anúncio após reunião de coordenação política.
Segundo ele, Executivo prepara uma reforma administrativa com cinco eixos.

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (24), em uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto, que o governo federal avalia fazer uma reforma administrativa que deverá cortar dez dos atuais 39 ministérios. Além do enxugamento das pastas, destacou Barbosa, o Executivo federal pretende fazer uma “racionalização da máquina pública”, com redução de secretarias e até integração de órgãos públicos.
A reforma administrativa, relatou o o ministro, está sendo coordenada pessoalmente pela presidente Dilma Rousseff. Segundo Barbosa, a proposta será “construída” com cada ministério até o final de setembro. O assunto foi debatido nesta segunda-feira na reunião de coordenação política do Palácio do Planalto, que contou com a presença de Dilma e de ministros do núcleo político do governo.
“Essa reforma administrativa, em linhas gerais, seguirá cinco diretrizes: a primeira é uma redução no número de ministérios. Uma redução de dez ministérios, como referência. Estamos trabalhando com a meta de reduzir o número de ministérios em dez”, informou Barbosa na entrevista coletiva concedida ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab.

Despesas de custeio e imóveis da União
Outra diretriz da reforma administrativa, segundo Barbosa, é intensificar ações de redução de despesas de custeio, como contas de água e luz do governo. Ele disse que os ministério já trabalham para reduzir os gastos de manutenção e a ideia é ampliar a iniciativa. O ministro informou, por exemplo, que os ministérios devem negociar novos contratos de prestação de serviços, como transporte de funcionários, para economizar.
Barbosa informou ainda que a quinta diretriz é o aperfeiçoamento na gestão do patrimônio da União. Segundo ele, imóveis da União que não sejma mais “necessários” podem ser vendidos.
“Vamos lançar um programa que vai fazer a venda desses imóveis e racionalizar a venda desses imóveis onde isso for possível”, afirmou.

VEJA MAIS

Governo deve propor até seis anos de prisão para quem provocar incêndio florestal

O governo federal pretende apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei que aumenta a…

Casos de roubos de celulares dobram no Centro do Rio de Janeiro

Casos de roubos de celulares dobram no Centro do Rio de Janeiro jovempamrj The post…

Notícias sobre Negócios, Mercado e Consumo

CNN Brasil. Pense bem, pense CNN. CNN Ao vivo CNN nas redes Twitter Facebook YouTube…

Pular para o conteúdo