terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 11:43

  • Home
  • Notícias
  • Programação da Maratona Cultural tem visita guiada no Palácio Guanabara

Programação da Maratona Cultural tem visita guiada no Palácio Guanabara

O programa ‘Palácio Guanabara de Portas Abertas’ faz parte da programação da Maratona Cultural Cidade Olímpica, para celebrar a marca de um ano para os Jogos Olímpicos. As visitas guiadas serão realizadas neste sábado, dia 08/08, em grupos devidamente pré-agendados nos horários: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h.
Palco de reuniões de chefes de Estado e de decisões políticas importantes, o Palácio Guanabara, em Laranjeiras, vem, desde janeiro, recebendo o público em tours guiados, aos sábados. Os interessados em agendar a visita devem acessar o site: http://visitaguiada.casacivil.rj.gov.br/VisitaGuiada/.

A visita guiada tem início pelo Salão Nobre e depois pela sala onde foi descoberto, em 2011, um calçamento tipo “pé de moleque” centenário. O jardim é outro ponto alto do tour. As visitas contam com a participação de estudantes do curso de Turismo e Hospitalidade do Senac RJ, parceiro do Governo do Estado no projeto.

“O governador Luiz Fernando Pezão nos pediu que criássemos esse projeto e acreditamos que, através dele, as pessoas poderão conhecer um pouco mais da história do Rio de Janeiro e também do Brasil. Além disso, elas terão acesso ao local onde são tomadas diversas decisões políticas em nosso estado”, disse o secretário de Estado da Casa Civil, Leonardo Espíndola.

Palácio conta a história do estado e do país

O início da construção do Palácio Guanabara data de 1853, para servir de residência familiar. Em 1864, foi vendido à Família Imperial, que o reformou para receber a princesa Isabel e seu esposo, o Conde d’Eu, passando a se chamar Paço Isabel. Nessa época, foram plantadas diversas plantas exóticas no local e uma fileira dupla de palmeiras imperiais na recém-inaugurada rua Paissandu.

Em 1890, a construção foi declarada patrimônio nacional e recebeu seu nome atual, Palácio Guanabara. No decorrer dos anos, foi moradia oficial de presidentes da República, como Marechal Hermes da Fonseca, Getúlio Vargas e Eurico Gaspar Dutra, último a viver no palacete, na década de 40.

A partir de 1946, o Palácio passou a abrigar a Prefeitura do Distrito Federal até a criação do Estado da Guanabara, em 1960. Desde então, a construção se tornou sede do Governo do Estado e recebeu governadores, entre os mais antigos Floriano Peixoto Faria Lima, Antonio de Pádua Chagas Freitas, Leonel Brizola e Marcello Alencar, e atualmente o governador Luiz Fernando Pezão.

A construção mantém características centenárias que conferem beleza especial ao local. No caso do jardim, o desenho foi idealizado pelo paisagista francês Paul Villon no começo do século 20 e se mantém intacto até hoje. No local, está o chafariz de Netuno, pequeno lago com a estátua do deus da mitologia romana que foi desenvolvida pela Fundição Val d’Osne, mais importante fundição do século 19, localizada na França. O jardim também é adornado por alamedas de palmeiras imperiais e árvores frutíferas exóticas, como mangueira, caqui-preto, pêssego-da-Índia e olho-de-dragão.

Outra “joia” do Palácio Guanabara é o calçamento “pé de moleque”, encontrado em 2011 na parte interna da construção durante as obras de restauração. A técnica de calçamento, trazida de Portugal para o Brasil por volta do século 17, era usada em casarões do período colonial em áreas destinadas aos escravos. Os exemplares do Palácio receberam cobertura de vidro resistente e iluminação especial.

Serviço:

Palácio Guanabara de Portas Abertas

Dias para visitação:
Em agosto, todos os sábados.
Em setembro: dias 12, 19 e 26.
Horários: 9h, 10h e 11h
Agendamento obrigatório: http://visitaguiada.casacivil.rj.gov.br/VisitaGuiada/
Informações necessárias: nome completo, número de documento de identidade com foto e telefone para contato.

*Credenciamento da imprensa até sexta-feira, dia 07/08, às 14h, pelo e-mail: anavpaulamedeiros@gmail.com

VEJA MAIS

Ministros voltam ao Congresso para apresentar emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta terça-feira (3) os ministros Carlos…

Policial que executou jovem negro pelas costas em SP já foi reprovado em teste psicológico

O policial militar Vinicius de Lima Britto, 24 anos, que executou Gabriel Renan da Silva…

Após decisão do STF, líderes da Câmara se reúnem para debater emendas nesta terça (3)

Líderes partidários da Câmara se reúnem nesta terça-feira (3) para discutir a situação das emendas…

Pular para o conteúdo