terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 11:43

  • Home
  • Notícias
  • Suco de beterraba pode ajudar músicos, nadadores, cantores e mergulhadores, diz pesquisa

Suco de beterraba pode ajudar músicos, nadadores, cantores e mergulhadores, diz pesquisa

Quem toca clarinete, trompete ou qualquer instrumento de sopro deve começar a tomar suco de beterraba antes de tocar, ajudando-os a terem mais fôlego, diz pesquisa.

Tomar um copo de suco concentrado de beterraba poderia ajudar mergulhadores e nadadores a prenderem a respiração por mais tempo, permitindo até mesmo que cantores sustentem notas por um período superior, comparado a pessoas que não tomam o suco antes dessas atividades.

O suco ajuda o corpo a realizar esses trabalhos de forma mais eficiente porque contém altos níveis de nitrato que, uma vez dentro do corpo, é transformado em um composto chamado óxido nítrico.

Isso ajuda os músculos a realizarem o mesmo trabalho, porém utilizando menos oxigênio, o que significa que seu fôlego aumentará com menos quantidades de inspirações de ar.

A pesquisa é da Universidade de Exeter, Inglaterra e do instituto MID na Suécia. O experimento foi publicado na revista Respiratory Phisiology & Neurobiology, mostrando que os participantes conseguiram segurar a respiração embaixo d’água por um período muito maior tomando apenas 70 ml de suco concentrado antes da atividade.

Os pesquisadores disseram que o benefício também pode ser transferido para outros grupos que dependem da sua capacidade pulmonar, incluindo nadadores, cantores de ópera, jogadores de futebol e esportistas de alto impacto e até alpinistas que estão constantemente em grandes altitudes.

Harald Engan, líder da pesquisa, disse que o suco de beterraba permite que o organismo reduza sua necessidade de oxigênio para realizar as atividades musculares, aumentando a eficiência respiratória.

VEJA MAIS

Ministros voltam ao Congresso para apresentar emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta terça-feira (3) os ministros Carlos…

Policial que executou jovem negro pelas costas em SP já foi reprovado em teste psicológico

O policial militar Vinicius de Lima Britto, 24 anos, que executou Gabriel Renan da Silva…

Após decisão do STF, líderes da Câmara se reúnem para debater emendas nesta terça (3)

Líderes partidários da Câmara se reúnem nesta terça-feira (3) para discutir a situação das emendas…

Pular para o conteúdo