Na tarde desta quinta-feira (21/8), pousou no Aeroporto Internacional de Cabo Frio, o avião de transporte de carga Antonov AN-124-100, que tem capacidade de transportar até 150 toneladas de carga.
O avião chegou do Canadá para fazer o transporte de três helicópteros de pequeno porte. Considerado a maior aeronave cargueira do mundo, o Antonov AN-124 é capaz de ser abastecido com 213.740 kg de combustível.
Características notáveis incluem o nariz (que, na verdade, é a porta de proa do compartimento de carga), as portas do compartimento de carga de cauda e 24 rodas permitindo operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve (desde que preparada para isso).
A primeira vez que a aeronave tinha pousado pelo Aeroporto Internacional de Cabo Frio foi em novembro de 2009.
Estrategicamente localizado, o Aeroporto de Cabo Frio já se consolidou como uma importante base de importação e exportação de carga.
– É sempre um grande prazer receber esse gigante em terras cabofrienses – ressaltou o coordenador de Indústria e Comércio do município, Milton Roberto Souza, que citou, ainda, a importância do aeroporto para impulsionar a economia da região.
O Aeroporto Internacional de Cabo Frio conta com um pátio para aeronaves de 34,4 mil m², além de 60 mil m² de área alfandegada (qualificada para atender todos os regimes aduaneiros), um galpão de 16 mil m² e câmara frigorífica.
Sua pista tem 2.560 metros de comprimento por 45 metros de largura e é maior do que a dos aeroportos Santos Dumont e de Congonhas. Como está ao nível do mar, se equivale à pista de Viracopos, em Campinas. O aeroporto está estrategicamente localizado a apenas 60 km de Macaé, onde se concentra a indústria do petróleo; a 140 km do Rio, 550 km de São Paulo, 530 km de Belo Horizonte e 400 km de Vitória.