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Aplicativo Cidade Inteligente promete ser canal de comunicação direta entre população e Prefeitura de Nova Friburgo

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Desenvolvido pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, o aplicativo Cidade Inteligente – nos mesmo moldes do “1746” e “Olhos da Cidade” que já funcionam na cidade do Rio de Janeiro – foi inaugurado pelo governador Luiz Fernando Pezão nesta sexta-feira, 07, e promete ser o canal de comunicação direta entre a população e Governo Municipal, como afirmou o prefeito Rogério Cabral.

“A população de Nova Friburgo poderá ter esse aplicativo no celular para acompanhar a cidade inteira e mandar os problemas encontrados direto para a nossa central do Cidade Inteligente. Da central, será enviado diretamente para os secretários que ficarão informados de todos os problemas da cidade. Com o aplicativo, a população de Nova Friburgo pode se comunicar com Governo Municipal para que possamos – pelo menos tentar – atender em tempo recorde as reclamações de nosso povo”, afirmou o prefeito.

O aplicativo ainda está em fase inicial e receberá atualizações como versões para web e IOS, pois até o momento está disponível apenas para Android, além de uma atualização na qual o usuário receberá mensagens sobre as resoluções das solicitações feitas. No entanto, hoje, o usuário já sabe se o problema foi resolvido ou se está pendente.

Até o momento apenas as secretarias de Serviços Públicos, Obras e Assistência Social, Direitos Humanos e Trabalho estão integradas ao aplicativo para receber as demandas da população, mas, como informou o coordenador de Projetos Científicos e Tecnológicos da secretaria de Ciência e Novas Tecnologias e criador do aplicativo Cidade Inteligente, Gabriel Portugal, em breve as secretarias do Meio Ambiente, Saúde, as concessionárias de água, energia e lixo, além do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar – casos específicos – também serão integradas ao aplicativo.

Quando o usuário do aplicativo Cidade Inteligente faz alguma solicitação, uma janela Pop-Up aparece no computador da secretaria responsável pela solução do problema, com alertas de um em um minuto. E neste primeiro fim de semana, a janelinha apareceu 37 vezes nos computadores registrando solicitações. Hoje, o Cidade Inteligente registra 434 downloads, 296 aplicativos permanentemente instalados, 356 cadastros e 37 registros.

O aplicativo também tem o seu sistema contra os famosos “trotes”, além do cadastro ter como obrigatoriedade nome e CPF, ainda registra a localização de onde o usuário relatou o problema e para qual local do município essa solicitação foi feita, ficando tudo registrado no banco de dados do sistema.

Para a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior, Eliana Amil, mais do que a interação entre a população e o Governo Municipal, o aplicativo permite otimizar a administração pública.

“Também temos um outro objetivo por trás disso, porque, de acordo com todas a reivindicações que vamos colocar aqui, poderemos ter um número e saber onde estamos tendo mais solicitações, em que a prefeitura está precisando melhorar e acabamos entendendo e atendendo essa demanda sem ela precisar vir de um veículo de imprensa. De certa forma, vamos receber essa demanda da população por um caminho que poderemos atender e ao mesmo tempo colher e perceber onde o governo precisa atuar mais”, explicou Eliana Amil.

Texto: Anderson Frez
Fotos: Daniel Marcus