terça-feira, 3 de dezembro de 2024 - 11:46

  • Home
  • Notícias
  • Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil será de 15 a 31 de agosto

Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil será de 15 a 31 de agosto

‘Dia D’, quando todos os postos de saúde estarão abertos especialmente para atender à campanha, será no próximo sábado, dia 15

Cantagalo – A Secretaria de Saúde de Cantagalo já está com tudo pronto para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, dirigida a crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, com destaque para a imunização contra a poliomielite (paralisia infantil).

A campanha, que será realizada de 15 a 31 deste mês de agosto, tem a abertura oficial marcada para o próximo sábado, dia 15, quando será realizado o ‘Dia D’. Nesse dia, todos os oito postos do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) se mobilizam especialmente para atender à campanha.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Cantagalo espera imunizar, pelo menos, 1.084 crianças dentro da faixa etária da campanha. Serão 108 maiores de seis meses e menores de 1 ano; 216 entre 1 e 2 anos de idade; 255 entre 2 e 3 anos; 252 entre 3 e 4 anos; e 253 entre 4 e 5 anos.

Ainda de acordo com secretaria, a campanha deverá mobilizar mais de 100 profissionais em todo o município e também contará com os postos volante (veículos equipados com vacinas, materiais e pessoal qualificado), que atendem os moradores das áreas mais distantes, principalmente na zona rural, além dos bairros São Pedro I e II e Cantelmo. No bairro Novo Horizonte, haverá uma equipe fixa de profissionais no subposto de saúde local.

No próximo sábado (15), as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 17h. A abertura oficial da campanha, com participação da secretária de Saúde, Vânia Huguenin, e do prefeito Saulo Gouvea (PT), será realizada na Unidade Básica de Saúde da Família Djalma Dantas de Gusmão (Rua Maria Zulmira Torres, s/nº – Centro).

As vacinas são fornecidas pelo Ministério da Saúde. “A campanha de vacinação tem uma importância fundamental e todas as crianças precisam receber a dose para manter a doença erradicada no país. E nós faremos a nossa parte, como sempre”, reforça o prefeito Saulo Gouvea, que também já foi secretário de Saúde do município.

Este ano, a campanha, no Brasil, feita duas vezes por ano, completa 35 anos. O País não registra nenhum caso da doença há 26 anos. A estimativa das autoridades de saúde é de que o Brasil receba, em breve, a concreta certificação mundial de erradicação do poliovírus, causador da doença.

Desde agosto de 2012, além da vacina em gotas com o vírus atenuado, estão disponíveis, também, vacinas injetáveis com o vírus inativo. É imprescindível que os pais levem o cartão da criança, pois é por meio dele que os profissionais de saúde saberão o tipo de dose a ser aplicada, já que a versão injetável está sendo introduzida aos poucos, além das demais vacinas do calendário nacional.

Redação: Gilmar Marques

VEJA MAIS

Ministros voltam ao Congresso para apresentar emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou nesta terça-feira (3) os ministros Carlos…

Policial que executou jovem negro pelas costas em SP já foi reprovado em teste psicológico

O policial militar Vinicius de Lima Britto, 24 anos, que executou Gabriel Renan da Silva…

Após decisão do STF, líderes da Câmara se reúnem para debater emendas nesta terça (3)

Líderes partidários da Câmara se reúnem nesta terça-feira (3) para discutir a situação das emendas…

Pular para o conteúdo