quinta-feira, 23 de janeiro de 2025 - 3:40

  • Home
  • Notícias
  • CPI da saúde é aberta para investigar problemas em Nova Friburgo

CPI da saúde é aberta para investigar problemas em Nova Friburgo

Documento teve assinatura de oito dos 21 vereadores.
Pedido de abertura do procedimento foi aceito nesta quinta-feira (13).

Foi instaurada nesta quinta-feira (13) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os problemas na saúde pública em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio. A decisão aconteceu em sessão ordinária na Câmara de Vereadores e o presidente do legislativo, Márcio Damázio, aprovou a abertura do procedimento que conta com a assinatura de oito dos 21 parlamentares.
Segundo o vereador Cláudio Damião, autor da proposta de CPI, além das assinaturas para abertura do processo, um abaixo-assinado pedindo a investigação dos problemas conta com 16 mil assinaturas da população. O documento foi assinado pelos vereadores Cláudio Damião, professor Pierre, Zezinho do Caminhão, Gabriel Mafort, Wellington Moreira, Grimaldino Narcizo (Cigano), Renato Abi-Ramia e Ricardo Figueira.

Funcionário público mostra vídeo e denuncia precariedade em hospital
“O foco da CPI é a não realização de licitação para compra de medicamentos e para manutenção de equipamentos hospitalares. Além disso, tem o descumprimento de uma lei, onde o município não pode comprar medicamentos sem qualidade. Fora isso, há a questão da omissão e negligência”, afirmou Cláudio Damião.
De acordo com Renato Abi-Ramia, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, que assinou o documento na semana passada junto com o vereador Ricardo Figueira, o documento da CPI não tinha “fato determinante” e, agora, há indícios de que o município descumpre uma lei municipal de sua autoria.
“A prefeitura não pode comprar remédios de baixa qualidade, aqueles que são abaixo dos genéricos, e o município não está cumprindo essa lei”, disse a assessoria do vereador Renato Abi-Ramia.

Em nota divulgada para a imprensa nesta sexta-feira (14), a presidência do legislativo afirmou que foi solicitado aos blocos partidários a indicação de seus representantes para compor a mesma. Após o recebimento das indicações requisitadas até a próxima quinta-feira (20), será instaurada formalmente a CPI para o início dos trabalhos.
“Nós queremos que a composição da CPI não seja chapa branca e que pelo menos dois membros não sejam governistas para que o trabalho possa acontecer normalmente”, afirmou Cláudio Damião.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde questionando os problemas apontados pelos vereadores e o município respondeu que uma licitação foi realizada no último mês “para a aquisição de 302 itens destinados à Farmácia Complementar do Município de Nova Friburgo”.
A Prefeitura disse ainda “que todos os medicamentos adquiridos pelo município são permitidos e aprovados pela Anvisa, órgão vinculado ao Ministério da Saúde”. Sobre a abertura da CPI, informou que “a Prefeitura já se posicionou, destacando a independência e autonomia dos poderes e irá colaborar com o que for necessário”.

Juliana Scarini
Do G1 Região Serrana

VEJA MAIS

Boulos pede, ao MPF, inquérito sobre empresa que escaneia íris no Brasil

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) solicitou, na quarta-feira (22), que o Ministério Público Federal…

American Airlines prevê lucro abaixo do esperado por erro de estratégia

A American Airlines previu um lucro para 2025 abaixo das expectativas de Wall Street, à…

Morre Piruinha, bicheiro mais velho do Rio de Janeiro

Mais velho bicheiro do Rio de Janeiro, José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, morreu aos…

Pular para o conteúdo