Você está visualizando atualmente Em momento crítico de combate ao aedes aegypti, Cantagalo contrata mais seis agentes

Em momento crítico de combate ao aedes aegypti, Cantagalo contrata mais seis agentes

Já começam a trabalhar nesta quinta-feira, 10, quatro agentes de endemias e dois agentes de saúde
Cantagalo – Na tarde desta quarta-feira, 9 de dezembro, o prefeito de Cantagalo, Saulo Gouvea, acompanhado do secretário municipal de Administração, Ângelo Machado, assinou os contratos de trabalho de novos seis agentes, sendo quatro de combate às endemias e dois comunitários de saúde.
Aprovados através de processo seletivo público específico para agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (AE), os novos profissionais estão sendo contratados pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Recentemente, antes da convocação para a assinatura dos contratos de trabalho, eles participaram da última fase do processo de seleção, o treinamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, onde foram lotados.
Durante a cerimônia, o prefeito Saulo Gouvea lembrou que os agentes estão chegando num momento crítico, quando o município está engajado num verdadeiro mutirão de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de três graves doenças com risco de epidemias no estado: dengue, febre chikungunya e zika vírus.
– Vocês serão responsáveis por orientar a população sobre a gravidade desse momento, quando estamos à beira de um estado de emergência sanitária. É preciso que nos empenhemos ao máximo para chamar a atenção da sociedade que esse problema só pode ser resolvido se trabalharmos juntos. Cada um tem que monitorar sua casa, seu quintal, seus lotes vazios e eliminar qualquer possibilidade de proliferação desse mosquito, caso contrário poderemos sofrer uma epidemia jamais vista e que poderá, inclusive, ser múltipla, com vários tipos de doenças ao mesmo tempo – destacou o prefeito, que também parabenizou os novos agentes que chegam à rede municipal de saúde.
DIA D – Nesta sexta-feira, 11 de dezembro, Cantagalo realiza o ‘Dia D Municipal’ – o nacional será no sábado, dia 12 –, quando serão mobilizadas todas as oito unidades da Estratégia de Saúde de Família (ESF) espalhadas pelo município e responsáveis pela cobertura de 100% do seu território.
Em todas as unidades de saúde haverá concentração a partir das 8 horas e passeata, a partir das 9 horas, com participação da população e entidades representativas da sociedade. Apitaço, distribuição de farto material publicitário e abordagens serão algumas das armas utilizadas durante o evento.
MUTIRÃO – Na última segunda-feira, 7 de dezembro, a Prefeitura também deu início a um verdadeiro mutirão no município, contando com a participação de todas as secretarias municipais, envolvidas de uma forma ou de outra no processo. De bairro em bairro, rua por rua, as secretarias estão realizando o que a secretária municipal de Saúde, Vânia Huguenin, chama de “varredura”, abordando moradores, vistoriando quintais, distribuindo sacos para que toda e qualquer possível fonte de foco do aedes aegypti seja removida.
A Vigilância Sanitária (Visa) também aproveita para ministrar boa dose de larvicidas, que matam larvas do mosquito, além de outras ferramentas de controle de vetores de patologias que podem afetar o homem, como venenos para baratas e ratos, por exemplo.
A secretaria disponibilizou um calendário de ações, que está sendo seguido à medida do possível. “Muitas vezes, o que a gente planejou não é o suficiente para a cobertura daquela área, ou o próprio tempo nos impede. No primeiro dia, por exemplo, começamos pelo bairro Quinta dos Lontras, mas, além de uma demanda maior que a esperada, também tivemos que interromper o trabalho por conta da chuva que caiu no meio da tarde. Com isso, a ação teve que continuar no dia seguinte, apesar da nossa previsão ter sido de conclusão do trabalho naquele bairro na própria segunda-feira”, contou o coordenador da Visa, Igor Teixeira, acrescentando que a estimativa é de que essa ação dure até final de janeiro ou a primeira quinzena de fevereiro.
Redação/Foto: Gilmar Marques