Governador Luiz Fernando Pezão participou do evento
O RioSolidario realizou, nesta quinta-feira (24/9), o II Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, no auditório da Firjan, no Centro do Rio. Em sua segunda edição, o evento coloca em debate a Lei Brasileira de Inclusão e os desafios da reabilitação. O objetivo é sensibilizar e conscientizar governos, empresários e sociedade sobre a importância da inclusão e da autonomia da pessoa com deficiência.
O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, participaram da abertura do encontro idealizado pela primeira-dama do Estado e presidente do RioSolidario, Maria Lucia Horta Jardim.
Em seu discurso, Pezão falou sobre a importância do trabalho das instituições que atendem pessoas com deficiência e prometeu compartilhar recursos do Programa Olímpico e Paralímpico com as instituições do estado.
– Vamos trabalhar para compartilhar os recursos que vão para as Olimpíadas e, principalmente, para as Paralimpíadas, com as instituições, a partir da Lei de Incentivo aprovada pela Alerj – disse o governador à plateia com cerca de 300 participantes, entre representantes do governo, municípios e instituições.
O secretário Antonio José Ferreira ressaltou a parceria do Governo Federal com o Governo do Rio de Janeiro para dar mais atenção e autonomia às pessoas com deficiência. Ele citou os nove centros especializados em reabilitação do estado e os repasses que têm sido feitos para que as escolas fluminenses sejam mais acessíveis e recebam melhor os deficientes. Dos 16 milhões de habitantes do estado do Rio, 24,4% possuem algum tipo de deficiência, segundo dados do Censo 2010.
Eduardo Eugênio Gouveia, presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), lembrou os desafios para se promover mais autonomia para as pessoas com deficiência.
– É um desafio gigantesco para toda a sociedade. É um desafio e também uma obrigação. Temos ainda o objetivo de levar as pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e promover também a capacitação profissional – explicou Gouveia.
Idealizadora do encontro, Maria Lucia destacou os projetos do RioSolidario voltados às pessoas com deficiência, e que estão dentro do programa Autonomia Sim. Ela citou o Mapa da Pessoa com Deficiência, que está sendo produzido em parceria com o Sebrae/RJ. Até agora, 36 municípios aderiram ao projeto e 11 responderam ao questionário.
– Vamos fazer ações nos municípios. Não podemos tratar sobre o que não conhecemos. Precisamos saber onde estão nossos deficientes – afirmou a primeira-dama.
Maria Lucia também destacou alguns resultados do I Encontro Autonomia para Pessoa com Deficiência, realizado em junho. Entre eles, o lançamento dos editais Loterj Já – Autonomia Sim e Loterj Já – Mobilidade com Qualidade, o programa Jovem Aprendiz e a ação Rio Consciente, uma parceria do Governo do Estado, com o RioSolidario e a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), que chegará em breve ao interior do estado.