Você está visualizando atualmente Estado premia projetos que estimulam a economia fluminense
31.03.2016 - Rio de Janeiro - RJ - O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio, Paulo Melo (PMDB), na cerimonia de premiação aos projetos que estimulam a economia fluminense, no prédio anexo do Palácio Guanabara, zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Carlos Magno.

Estado premia projetos que estimulam a economia fluminense

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Ações preparam população carente para ingressar no mercado de trabalho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, premiou, nesta quinta-feira (31/3), projetos que estimulam o acesso da população em situação de pobreza ao mercado de trabalho. O Prêmio Boas Práticas Municipais de Indução ao Acesso ao Mundo do Trabalho incentiva a troca de experiências e a institucionalização na administração pública de 29 ações desenvolvidas por municípios fluminenses.

– As ações que façam a indução para o mercado de trabalho e proporcionem às pessoas um novo começo é fundamental para que a gente construa uma sociedade mais justa – justificou o secretário de Assistência Social, Paulo Melo.

O prêmio, criado no âmbito da Estratégia de Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais, que integra as ações do Rio sem Miséria, ajuda na articulação do Estado com os municípios para estruturar uma rede de gestão voltada à oferta de oportunidades para a população carente. Essas práticas contemplam três principais áreas: intermediação para o mercado de trabalho; gestão eficaz de recursos, principalmente do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho (Acessuas); e economia solidária.

– Apostamos no prêmio como um grande aprendizado para o Estado e os municípios. Cada um conhece sua realidade e pode sugerir e implementar ações que cheguem a essas famílias. Essas práticas podem ser multiplicadas em outras cidades – afirmou a subsecretária de Integração de Programas Sociais da Secretaria de Assistência Social, Lúcia Modesto.

Os premiados

O prêmio de 1º lugar foi entregue à cidade de São Francisco de Itabapoana, com o projeto “Da Qualificação ao Mercado de Trabalho”.

– O município, até agora, não tinha histórico de qualificação de trabalho e empregabilidade. A vitória é do povo de São Francisco de Itabapoana – disse a gestora responsável pela ação, Dayse Teixeira, secretária de Trabalho, Assistência e Promoção Social da cidade.

O município de Rio das Ostras, com a ação Acessuas – Rio das Ostras superando desafios, criando oportunidades, transformando vidas e promovendo o bem estar social, ganhou o segundo lugar. Na terceira colocação, ficou o Rio de Janeiro, com o Circuito Carioca de Economia Solidária e a Acessuas Trabalho – Democratização do acesso às oportunidades do Mundo do Trabalho. Os projetos apresentados pelas cidades de Macaé, Mesquita, Petrópolis, Rio de Janeiro, Vassouras, e Volta Redonda receberam a placa de menção honrosa.

Os técnicos responsáveis pelas ações vencedoras ganharam uma viagem para a Colômbia, financiada pelo Banco Mundial/ World Without Poverty-WwWP e pela Fundación Capital, onde conhecerão práticas de sucesso de indução ao acesso ao mercado de trabalho.

Fotos: Carlos Magno