300 famílias atingidas pela seca na região vêm sendo beneficiadas com bolsas de frutas, legumes e verduras
O Governo do Estado do Rio de Janeiro continua beneficiando 300 famílias de pescadores artesanais afetadas pela seca em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. A terceira entrega de alimentos aconteceu no último dia 7, para profissionais de quatro associações de pesca artesanal: Lagoa do Campelo, Parque Prazeres, Paraíba do Sul e Coroa Grande. A ação é resultado de parceria entre a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e a Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa-RJ), ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap).
Para o presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Coroa Grande, Elenilson do Espírito Santo, esta ação representa muito para os pescadores, uma vez que eles têm a noção das dificuldades que o Estado está passando. “Todos aqui sabemos da crise atual e perceber que mesmo assim não fomos esquecidos é muito bom. Agradecemos a todos pelo empenho e compromisso firmado em ajudar as famílias de pescadores artesanais da região”, disse.
A iniciativa é um desdobramento da visita do presidente da Fiperj, Essiomar Gomes, e do diretor de Pesquisa e Produção, Augusto Pereira, realizada em março deste ano no município. Na ocasião, foram constatadas as dificuldades enfrentadas pelos pescadores da margem esquerda do Rio Paraíba do Sul em virtude da crise hídrica.
Participaram da entrega o chefe do Escritório Regional do Norte Fluminense, Luis Castillo, os extensionistas da Fiperj Carlos Guimarães e Sergio Pinto, os chefes do Banco de Alimentos de São José de Ubá e Itaocara, Adriana Araujo e Romário Alves, respectivamente, e o técnico da Ceasa-RJ, Luis Barros.