Você está visualizando atualmente Exercício integrado simula operação de segurança da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016
17.07.2016 - Rio de Janeiro - RJ - Exercício integrado simula operação de segurança da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016, no entorno do Estádio jornalod_jornallista Mario Filho (Maracanã), zona norte do Rio de Janeiro. Foto: Paulo Vitor

Exercício integrado simula operação de segurança da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016

Treinamento envolveu aproximadamente dois mil profissionais e mais de 700 veículos

 

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania (SESGE/MJC), concluiu neste domingo (17/7) o terceiro simulado de alinhamento das operações de segurança para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que será realizada no Maracanã, no dia 5 de agosto.

Aproximadamente dois mil profissionais atuaram no treinamento, que  testou os detalhes da operação integrada envolvendo os aspectos de deslocamento das autoridades, atletas, voluntários e organizadores que participarão do evento. Foram utilizados mais de 700 veículos, entre motos, carros, vans, ônibus, ambulâncias e helicópteros (dois) durante a simulação. Cerca de 250 ônibus percorreram rotas de chegada e de partida, tendo como destino o estádio, bem como as imediações do Palácio do Itamaraty, no Centro.

– Avaliamos que o simulado foi um total sucesso. Temos a certeza de que estamos prontos para a cerimônia de abertura. A parte da escolta dos atletas, realizada pela Forca Nacional, da Vila Olímpica até o Maracanã, e a parte da segurança dos chefes de Estado e de algumas autoridades brasileiras tiveram resultados positivos. Não houve qualquer tipo de transtorno na chegada ao Palácio do Itamaraty, e o mesmo ocorreu no Maracanã e no retorno ao Itamaraty – avaliou o coordenador de Segurança das Cerimônias dos Jogos, da SESGE/MJC, Felipe Seixas.

O terceiro simulado, ao contrário dos dois anteriores, teve atuação ininterrupta, não havendo novas orientações e nem troca de posições dos atores participantes. De madrugada, por volta das 3h, os grupos de trabalho se reuniram para a realização dos deslocamentos e a ativação dos centros de comando e controle envolvidos na grande operação. Por volta das 5h, as equipes se concentraram nos pontos de partida para o teste dos trajetos.

– Toda a operação de retirada dos locais de origem e trajeto até a cerimônia e de retorno ao Palácio do Itamaraty é algo extremamente complexo. Neste simulado, colocamos a operação nas ruas, cronometramos trajetos. Estamos satisfeitos com os resultados – afirmou o coordenador regional de segurança dos Jogos SESGE/MJC, Cristiano Sampaio.

No total, cerca de 3.300 profissionais de segurança pública estarão trabalhando na região do Maracanã no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016. A Força Nacional de Segurança fará a segurança do perímetro interno e de todas as instalações. A Tribuna de Honra passará por vistorias, e equipes da Polícia Federal estarão atuando para garantir a segurança dos chefes de estado. No caso do Palácio Itamaraty, o planejamento de segurança está sendo refinado com base nas avaliações de risco da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Participaram da grande operação as seguintes instituições:  Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PMERJ), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Corpo de Bombeiros (CBMERJ), Forças Armadas, além da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e a Guarda Municipal (GM-Rio).

Coordenado pela SESGE/MJC, o Simulado de Segurança contou com a colaboração do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Ministério da Defesa (MD), Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Segurança (SESEG/RJ), Prefeitura do Rio de Janeiro e Comitê Organizador Rio 2016.

No dia 24 de julho, o Rio de Janeiro contará com a ativação completa do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com todas as forças e instituições atuando de forma integrada 24 horas por dia, nos sete dias por semana. Aproximadamente 47 mil profissionais de segurança estarão atuando durante os Jogos Olímpicos.

Fotos: Paulo Vitor