13ª edição do tradicional evento traz atrações nacionais e internacionais.
Empresários da cidade comemoram injeção na economia em crise.
com estilos musicais e público diversos, o Festival Jazz e Blues de Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio, iniciou sua 13ª edição na noite desta quinta-feira (20). Neste ano, além de carregar a importância cultural, o já tradicional evento também traz expectativas de servir como injeção na economia da cidade em tempos de crise.
Público no primeiro dia de Festival Jazz e Blues (Foto: Rebeca Nascimento / G1)
Público no primeiro dia de Festival Jazz e Blues
(Foto: Rebeca Nascimento / G1)
Com expectativa de público de 10 mil visitantes por noite, o festival contou com a abertura da Orquestra Kuarup, por volta das 20h30. A formação de jovens músicos locais participa do evento desde sua primeira edição e nesse ano homenageia a clarinetista Nana Albuquerque. Fernando Carneiro, maestro da orquestra, falou da importância de valorizar a música popular brasileira.
“Conheço Rio das Ostras há muitos anos e acho muito bacana esse trabalho desenvolvido com cultura da cidade. A parte mais legal é a nossa juventude conhecendo a nossa cultura e se identificando com essa música”, opinou.
Além da Orquestra Kuarup, se apresentaram também a banda de blues Cristiano Crochemore & Blues Groover, a cantora Luiza Casé. A atração principal da noite, o cantor e guitarrista inglês, Matt Schofield, deve subir ao palco por volta das 00h.
Festival Jazz e Blues também abriu espaço para as artes plásticas e artesanato (Foto: Rebeca Nascimento / G1)
Espaços
Além dos três palcos principais que contam com shows de diversos artistas locais, nacionais e internacionais, o festival também atrai pela variedade de artigos do artesanato riostrense, além das atrações gastronômicas. Um espaço com 13 estandes expõe pinturas de artistas locais, que acompanham o público ao mostrarem seus trabalhos. Entre os expositores, estão participantes de programas sociais e os artesãos da Feira do Empreendedor.
O festival também conta com praça de alimentação com diversas opções. Diferente de algumas edições passadas, o festival não tem a chamativa cidade cenográfica, que era alvo das fotografias de quem caminhava pelo local.
Programação
Dia 20, às 20h, no Costazul
Kuarup homenageia Nana Albuquerque
Cristiano Crochemore & Blues Groovers Participação: Luiza Casé e Matt Schofield
Dia 21, às 20h, no Costazul
Segundo Set Instrumental
Gabriel Silva, Omar Hakim, Carolyn Wonderland e Artur Menezes
Dia 22, às 12h, na Praça São Pedro
Omar Hakim
Lagoa de Iriry, às 14h30
Artur Menezes e Matt Schofield
Costazul, às 20h30
Gabriel Grossi Quarteto convida
Arismar do Espírito Santo, Robben Ford,
Incognito e Dwayne Dopsie
Dia 23, na Praça São Pedro, às 12h tem Incognito e na Lagoa de Iriry, às 15h, Robben Ford.
Do G1 Região dos Lagos