Você está visualizando atualmente Governador debate alternativas para o crescimento do setor automotivo no estado

Governador debate alternativas para o crescimento do setor automotivo no estado

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

O governador Luiz Fernando Pezão anunciou, nesta terça-feira (8/9), que vai propor a renovação da frota de táxis do Rio de Janeiro por veículos fabricados no estado, e estuda a possibilidade da compra de veículos escolares em apoio aos municípios, como forma de incentivo ao polo da indústria automotiva do Sul Fluminense. A notícia foi dada por Pezão na abertura dos debates sobre “Alternativas para a Retomada do Crescimento do Setor Automotivo do Sul Fluminense”, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

– Estamos estudando e acho que seria uma maneira de dar um presente à cidade, aproveitando os Jogos Olímpicos, para apoiarmos, por meio de linhas de financiamento, com a AgeRio, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, a renovação de toda a nossa frota de táxis, com carros fabricados no estado. Seria uma maneira de melhorarmos a frota, gerando emprego na nossa região, na nossa cidade. Não podemos deixar de crescer, de pensar no emprego e na prosperidade. Coloco-me à disposição do setor automobilístico e desta casa, a Alerj, para pensarmos iniciativas – explicou o governador.

A indústria automobilística do Sul Fluminense, o segundo polo do setor no país, reúne 17 empresas entre montadoras e fornecedores, que geram 12 mil empregos na região. Com o impacto da crise, 30% desse contingente está em férias coletivas ou fazendo cursos de aperfeiçoamento, uma forma que as empresas encontraram para preservar os empregos com a redução da produção. Mas os dirigentes do setor estão preocupados com a manutenção desses trabalhadores, já que as encomendas seguem caindo. Entre janeiro e agosto deste ano, houve uma redução de 10% nas encomendas, comparado com o mesmo período do ano passado.

O governador acrescentou ainda que tem insistido com o Governo Federal para instalar no estado do Rio de Janeiro a fábrica de carros elétricos que a empresa japonesa Nissan quer construir no Brasil.

– O Governo do Estado tem se preocupado com o Sul Fluminense, que se tornou o segundo polo automotivo do país. Estamos procurando incentivar, através de mecanismos estaduais, algumas ações. Temos discutido quase que mensalmente com o setor. Conseguimos algumas vitórias na pauta de reivindicações, no que se refere à infraestrutura. Está para começar a obra da pista de descida da Serra das Araras e também conseguimos colocar na renovação da concessão a questão das vias marginais que vão de Quatis até Itatiaia, localidades que têm crescido muito, mesmo com as dificuldades econômicas. Também temos levado a questão da fábrica de carros elétricos da Nissan à Brasília, que acreditamos que será fonte de tecnologia e empregos – disse o governador.

Criado em 2003, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico tem o objetivo de buscar a interação do setor empresarial e da sociedade civil organizada com o Legislativo para fomentar o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro. Presidente da Alerj e do Fórum, o deputado Jorge Picciani, explicou o interesse do Legislativo na questão do Sul Fluminense.

– Já se perdem centenas de milhares de empregos no país e isso é muito prejudicial. O setor automotivo do Sul Fluminense gera 12 mil empregos diretos e mais do que o dobro de empregos indiretos. Tendo em vista o momento econômico brasileiro precisamos encontrar alternativas para voltarmos a crescer. Temos, no Rio de Janeiro, trabalhado em busca de soluções negociadas, conciliadas, independente de posições políticas e ideológicas. Quero agradecer ao governador pela abertura ao diálogo – disse.

Além da Alerj, integram o Forum: Abav-RJ, Abeoc-Regional RJ, ABE, Abes, Abih, ACRJ, Adesg-RJ, Aeerj, Amcham Rio, Cebds, CIEE-RJ, CRC-RJ, Clube de Engenharia, Faerj, Facerj, Fecomércio-RJ, Fetranscarga, Fetranspor, FGV, Firjan, GestRio, IBP, PUC-Rio, Redetec, RC&VB, Sebrae-RJ, Sescon-RJ, SindRio, SNA, UCAM, Uenf, Uerj, Uezo, UFF, UFRJ, UVA.

Fotos: Salvador Scofano