Você está visualizando atualmente Governo do Rio faz pacto pelo crescimento

Governo do Rio faz pacto pelo crescimento

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Sem categoria
  • Comentários do post:0 Comentário

Programa com o Banco do Brasil abre linhas de crédito para dinamizar economia

 O Governador Luiz Fernando Pezão assinou, nesta segunda-feira (26/10), sete convênios com o Banco do Brasil para a concessão de sete linhas de créditos para empresas do Rio Janeiro. O ato foi durante o lançamento do programa Mobiliza Rio, que conta com o apoio de diversas entidades do setor produtivo. Entre os financiamentos concedidos estão créditos para capital de giro, agronegócio, renovação de frotas de táxi, serviços e franquias, totalizando mais de R$ 1,7 milhão em investimentos.

– O que estamos assinando aqui hoje é um pacto para a retomada do crescimento econômico no estado. O Banco do Brasil está apostando no Rio e colocando estas linhas de crédito à disposição dos nossos comerciantes, produtores rurais e industriais. Esta união de esforços está permitindo uma série de investimentos como, por exemplo, a ampliação da GE Celma, do ramo de turbinas de aviões, em Três Rios – afirmou o governador.

De acordo com o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Abreu, os primeiros contratos assinados no Mobiliza Rio são o embrião de um conjunto de ações que estão por vir.

– Estamos, neste momento, acelerando convênios em diversos seguimentos. Acreditamos que quando unimos esforços temos bons resultados. Temos diversas linhas de crédito que poderão ser disponibilizadas. A nossa vocação é o crédito rural, um setor que vem crescendo e aumentando a produtividade. Temos também atuado no seguimento de exportações, que com a depreciação do real abre mercados para o Brasil. Há ainda a linha de crédito com foco na antecipação de fornecedores, que poderá permitir que pequenas e médias empresas fornecedoras de uma grande companhia possam vencer as dificuldades na cadeia produtiva – explicou Alexandre Abreu.

Trabalho conjunto

 O Mobiliza Rio foi desenvolvido a partir de uma solicitação do governador Pezão. A ação é resultado do trabalho conjunto das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Energia e Serviços, de Agricultura e Pecuária, de Desenvolvimento Regional e Pesca e de Turismo.

– Crédito e credibilidade são as palavras que precisamos para vencer a crise do país. Esta ação é mais do que gerar linhas créditos. Também vamos discutir com as federações e empresas as suas necessidades. Isso gerará um grande movimento de transformação. Precisamos olhar para frente e já estamos fazendo os ajustes necessários – disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Antônio Vaz Capute.

Para o secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Àureo, o Mobiliza Rio estabelece uma agenda positiva diante das dificuldades econômicas do Brasil. A pasta estadual renovou e ampliou, com o BB, a assinatura de contrato de crédito para pequenos produtores.

– Temos um estado que receberá as Olimpíadas em 2016, que tem uma economia diversificada e que é forte no setor de serviços. Esta ação estimula as instituições a disponibilizarem crédito, a participarem de um movimento que pode aquecer a nossa economia – explicou Christino Áureo.

Presente no lançamento, o secretário de Turismo, Nilo Sérgio, ressaltou a importância da iniciativa para o setor turístico no interior fluminense.

– Esta é uma oportunidade para os pequenos e médios empresários. A ação poderá trazer mais investimentos para o turismo em municípios pequenos que tem esta vocação – ressaltou Sérgio.

O Mobiliza Rio conta com o apoio de entidades como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio); a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio); a Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj); a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj); a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), entre outras instituições.

Fotos: Shana Reis