II Fórum de Prefeituras Empreendedoras apresenta em Nova Friburgo alternativas de crescimento para prefeituras e empresários da Região Serrana

II Fórum de Prefeituras Empreendedoras apresenta em Nova Friburgo alternativas de crescimento para prefeituras e empresários da Região Serrana

Nova Friburgo sediou nesta sexta-feira, 31, o II Fórum de Prefeituras Empreendedoras promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços – SEDEIS – em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, no SENAI Espaço da Moda, na Avenida Conselheiro Julius Arp, Paissandu. O objetivo do evento foi debater as possibilidades e oportunidades de crescimento dos municípios da Região Serrana, como revelou o Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Marco Capute.

“Toda a estrutura da SEDEIS pode contribuir muito para o desenvolvimento dos municípios e penso muito parecido com o governador Pezão. Sou um cara do interior também e acho que todo o desenvolvimento está no município. Onde podemos criar alguma coisa é na proximidade de relação com os municípios e entendendo que quem sabe dos problemas dos município, é o próprio município. Eu estou aqui para trocar idéias, apresentar a minha secretaria e gostaria que todos pudessem dialogar conosco para aproveitar essa oportunidade que o prefeito Rogério Cabral está nos dando”, disse Capute.

O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, apresentou os principais pontos da economia friburguense focadas na moda íntima, metal mecânica, turismo, agricultura e gastronomia. Citou também a falta de planejamento no processo de crescimento da cidade e destacou o “Condomínio Industrial” como opção para expansão das indústrias locais e de toda a Região Serrana, principalmente após o evento climático de 2011, pois é localizado em uma área como possibilidade de crescimento, estratégica e segura.

“Surgiu a necessidade de um espaço para as empresas se instalarem e lançamos uma área no 3º distrito para o desenvolvimento de um polo industrial. Algumas empresas já compraram um espaço e iniciaram obras na região, que ainda tem potencial de crescimento, com espaço amplo e às margens da RJ-130 – Friburgo x Teresópolis. Ainda temos uma segunda área – que pertence a CODIN – próxima à cidade, em Córrego D’antas. Já vínhamos trabalhando antes e tudo está praticamente acertado para que as coisas aconteçam em um futuro próximo. Acredito que na sexta-feira (7), com a vinda do Governador Pezão a Nova Friburgo, assinaremos um protocolo de intenção. São avanços para o setor industrial pois, nesse momento de crise, precisamos do fortalecimento do setor industrial da Região Serrana.

Marco Capute apresentou toda a estrutura da SEDEIS, que conta com três subsecretarias: Parcerias Público-Privada; Energia, Logistica e Desenvolvimento Industrial e de Comércio e Serviços, além da Agência de Fomento do Rio de Janeiro – AGERIO; da Companhia de Desenvolvimento Industrial – CODIN; mais o Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro – DRM/RJ; Instituto de Pesos e Medidas – IPEM/RJ e a Junta Comercial do Rio de Janeiro.

Além do Secretário Marco Capute, estiveram no II Fórum de Prefeituras Empreendedoras: Paula Martins, Subsecretária de Parcerias Público-Privada; Jorge Cunha, Superintendente de Projetos Estruturantes da Subsecretaria de Energia, Logistica e Desenvolvimento Industrial; Rodrigo Ribas, Superintendente de Desenvolvimento Regional da Subsecretaria de Comércio e Serviços; Wilson Giozza, Presidente do Departamento de Recursos Minerais; Luiz Velloso, Presidente da Junta Comercial do Estado Rio de Janeiro; Domingos Vargas, Presidente da Agência de Fomento do RJ – AGERIO; Pedro Paulo Novellino, Diretor da Região Metropolitana da Companhia de Desenvolvimento Industrial – CODIN e Marcelo Dreicon, Diretor de Desenvolvimento da CODIN, explicando o que cada serviço tem para oferecer e, assim, beneficiar os empresários e prefeituras da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.

Para o prefeito Rogério Cabral, o fórum foi muito positivo pois ele acredita que todos os prefeitos e empresários da Região Serrana têm a SEDEIS como uma ótima oportunidade para fomentar o crescimento ou driblar a crise, pois ele próprio buscará auxilio para tentar recuperar o orçamento reduzido a partir da diminuição dos repasses dos governos Estadual e Federal.

“O secretário Capute trouxe toda a sua equipe de trabalho, todos os seus subsecretários, que pode falar sobre todos os programas que existem na SEDEIS e onde cada empresário e prefeitura podem atuar. Depois dessa explanação de hoje, só não tem acesso as informações quem não quis estar aqui e as prefeituras e empresários que estiveram aqui viram que existem caminhos de empréstimo direto pela AGERIO, pela CODIN. A avaliação é a melhor possível. Nós vamos aproveitar, vamos buscar crédito e financiamento para o que perdemos de repasse, recuperar através de financiamento.

Além dos representantes da SEDEIS, de representantes dos municípios e empresários da Região Serrana, estiveram presentes também ao II Fórum de Prefeituras Empreendedoras o deputado estadual, Wanderson Nogueira e os vereadores de Nova Friburgo, Marcelo Verly, Sérgio Louback, Adriano Pequeno e Ricardo Figueira.

Texto: Anderson Frez
Fotos: Daniel Marcus

Deixe uma resposta